segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Basquete de Atibaia tem árbitro de ponta 04012014

Adilson Quaresma foi jogador e treinador e agora faz parte dos principais árbitros do país atuando na liga brasileira chamada Novo Basquete Brasil

Foto 1. O árbitro Adilson Quaresma em ação



Foto 2. Adilson em atividade da Associação de Basquete de Atibaia

Basquete. O árbitro de Atibaia do Novo Basquete Brasil, Adilson Chaves Quaresma, no final do ano passado recebeu a notícia de que estava escalado para arbitrar o jogo do Campeonato Nacional Feminino, entre Rio Claro x Brasília, em Rio Claro e que foi transmitida ao vivo na televisão, pela sportv. Um momento marcante para ele.
Nascido em 13 de agosto de 1983, em Bragança Paulista, filho de missionários cariocas que atuam com adoção de crianças e adolescentes e por isto já moraram em vários lugares, o menino começou a treinar basquete com 11 anos de idade em Atibaia, foram dois anos e seus pais mudaram para Mogi das Cruzes e lá treinou mais algum tempo. Atuou na categoria Sub-15, em Atibaia e depois, aos 18 anos, na Força Aérea Brasileira jogou mais um pouco.
Em 2005, em Atibaia, quando precisava concluir o TCC da faculdade de educação física que tratava do “Perfil de Aptidão Física em Atletas de Basquetebol de Acordo Com a Posição de Jogo”, Adilson foi ao Ginásio do Elefantinho e conversou com os técnicos Marcos Moura, o ‘‘Paraná’’ e José Francisco Machado, o Kiko, que comandavam o basquete adulto masculino, e a partir dai realizou uma série de testes e apresentou os resultados em que condição o atleta estava, informações importantes aos técnicos.
Em seguida foi chamado para trabalhar como preparador físico, nos anos de 2005 e 2006, em que Atibaia disputou a Divisão Especial da Série A-2 do Campeonato Paulista. Em 2007 e 2008, foi auxiliar técnico do treinador Kiko e em 2009 comandou o time adulto por um ano, disputou os Jogos Regionais em Atibaia, venceu nas finais a forte equipe de Americana, ficando no terceiro lugar e classificando aos Jogos Abertos do Interior.
Mas o sonho de ser árbitro estava dentro de Adilson. Quando estava concluindo a faculdade de educação física fez o Curso de Formação de Oficiais de Quadra, da Associação Regional e em seguida se inscreveu no Curso de Formação de Árbitros da Federação Paulista e estudou um ano inteiro as regras e suas interpretações, regulamento da Federação Internacional, a FIBA e outras disciplinas.
O início como árbitro foi em 2005, nas categorias de base e devido aos estudos e pelo envolvimento com o basquete em Atibaia parou e no final de 2009, recebeu uma ligação da Federação Paulista para participar de uma avaliação e foi aprovado a árbitro de primeira classe. O início e seguiu com dedicação até hoje.
‘‘A arbitragem é muito competitiva, quem estuda mais e está melhor fisicamente e tecnicamente, arbitra os melhores jogos e tem mais oportunidades. Em 2012 fui convocado a participar de uma clínica da Confederação Brasileira com intuito de promover alguns árbitros à categoria nacional, podendo apitar competições nacionais e estar apto a seguir carreira de árbitro internacional’’, conta Quaresma.
Atualmente presta serviços de arbitragem, sem vínculo empregatício, para a Federação e a Confederação. Em 2013 começou arbitrar a Super Copa Brasil, que dá acesso a NBB, fez a primeira temporada no Paulista da Divisão A-1, o melhor campeonato estadual do Brasil.
‘‘Não há jogo mais importante, todos devem ser encarados os contatos e violações das regras e administrar o jogo. O primeiro na Especial do Paulista, entre Paulistano e XV de Piracicaba fiquei ansioso e senti um pouco de medo de errar. O jogo inteiro com aquele frio na barriga’’, cita Quaresma.
Como torcedor Adilson conta quais são seus times preferidos, na famosa Liga dos Estados Unidos, a NBA e também no Brasil: ‘‘no basquete americano, desde pequeno torço para o Chicago Bulls e no Brasil o Bauru, atual campeão paulista, comandado pelo técnico Guerrinha’’, diz.
Adilson opinou sobre o momento atual do basquete brasileiro: ‘‘está numa fase boa, com grandes chances de crescer mais, porém está refém de atletas mais experientes, estrangeiros e com poucas revelações de jovens talentos como acontece na NBA em cada temporada. A população não sabe que o basquete já foi o segundo esporte nacional em preferência, hoje os ginásios estão voltando a encher, os jogos estão sendo transmitidos na televisão. Um forte campeonato feminino também foi montado e com grande chance de meninas procurarem às quadras de treinamento. Não tenho nada contra um argentino dirigir nossa Seleção masculina, porém, não acho o mais indicado’’, defende.
O árbitro Adilson também é diretor da Associação de Basquete de Atibaia e explica como está a entidade: ‘‘realizando eventos e apoiando o basquete da cidade, trazendo conhecimento e redigindo projetos. Montamos um time adulto masculino para os Jogos Regionais em Itatiba. Precisamos completar um ano para começar a pleitear as leis de incentivo ao esporte, nas esferas municipal, estadual e federal. Queremos trazer entretenimento e cultura aos jovens, iniciar o basquete feminino, realizar clínicas nas escolas, montar o tão sonhado time adulto e ver Atibaia como referência em formação e revelação de atletas’’, cita.
Em 2013 a Associação realizou o Campeonato de Street Ball, na Praça da Igreja da Matriz e esperam repetir a dose: ‘‘foi um sucesso. Queremos conseguir o dinheiro para realizar mais vezes. Tivemos que pagar do próprio bolso os árbitros, a logística, equipe de voluntários, alimentação e a premiação. Para realizar um evento com bons atletas temos que oferecer bons prêmios. Em 2014 queremos fazer mais duas vezes’’, esclareceu Quaresma.
Questionado sobre o que falta para Atibaia se tronar uma referência no basquete disse: ‘‘nós da associação temos o conhecimento, mas não temos dinheiro para montar uma estrutura, uma comissão técnica e contratar reforços para um time forte e competitivo. Falta o Poder Público Municipal celebrar uma parceria com as entidades que fomentam as modalidades e fornecer as condições necessárias. A cidade vem formando bons atletas, porém os mesmos não tem um espelho, para crescer e continuar treinando. Faltam profissionais que atuem no basquete, alojamento, treinamento periodizado, aos professores e técnicos. Não é culpa do Poder Público, é culpa de todo um sistema que não permitiu a formação de uma cultura desportiva séria. Para montarmos uma equipe de ponta teremos que trazer no mínimo 5 atletas de fora, com experiência e boa formação. Precisamos de suplementação e fisioterapia, ginásio próprio e uma academia. Se conseguirmos oferecer um curso superior ou técnico ao atleta, conseguiremos economizar com ajuda de custo, mas caso contrário, temos que remunerá-los, pois ninguém joga de graça’’, diz Quaresma.
E sobre a possibilidade de voltar a ser técnico em Atibaia Adilson opinou: ‘‘no momento não desejo, pelo fato de estar numa boa fase na arbitragem nacional. Não descarto a possibilidade num futuro próximo, pois amo esse esporte e quero ver Atibaia no topo do basquetebol’’, finalizou.

Coluna Dois Toques Chanca

Foto 1. O Roberto e toda equipe da Valparaizo Auto Peças estão prontos para atende-los neste ano novamente

Credibilidade. Na Valparaizo Auto Peças o atendimento é de primeira, fale com o Roberto e equipe e confira os preços de peças nacionais e importadas. A Valparaizo deseja à todos um Feliz 2014. Qualidade acima de tudo. Há mais de 20 anos atende Atibaia e Região e fica na rua Otávio Passos, 200, no Alvinópolis. Fone: 4411-8533.

Festão 1. No dia 22/12, no Portão, o Portão FC fez a Festa de Confraternização e contou com um churrasco regado a 80 litros de chopp preto e mais 80 de branco, refrigerante e que contou com a participação da família dos jogadores. Começou às 10h00 e terminou às 20h00. E enquanto a bola rolou, no primeiro jogo, da Velha Guarda do Portão, deu 2 a 2 entre os times Azul e o Branco, gol de Jhony e Lúcio pro Azul e pro Branco, Corimba e Betinho. O Azul atuou com Gil, Edgard, Júlio, Nino, Nenê, Rodrigo, Edgard SP, Amaral, Tom, Lúcio, Zé Cerniciuti, Ceará e Jhony. O Branco jogou com Marcelo, Boy, Flávio, Renato, Tião Galinha, Corimba, Ricardinho, Evair, Celso, Marcelo, Betão, Bruno, Betinho, Marcão e Caixote.

Festão 2. No segundo jogo, os Casados venceram por 2 a 1 os Solteiros, gols de Ricardo e Mário Júnior e pelos Solteiros, Juninho. Os Casados jogaram com Silas, Roni, Alemão, Ricardo, Jadiel, Jeferson, Denis, Mário Júnior, Eduardo, Naninho, Fábio e Edvaldo. Os Solteiros atuaram com Bill, Betinho, Renan, Renan Dois, Dênis Boyzinho, Marcelo, Bruno, Glauber, Ramon, Marcelo Dois, Otávio, Léo e Juninho.

Rápidas. Confira o jornalista Fábio Silvério nos jogos do Bragantino pela Rádio Bragança AM 1310. No dia 19/1, às 15h30, Braga x São Paulo. Paulistão 2014. E na TV Altiora, de segunda à sexta, às 19 horas, na apresentação do Altiora Jornal. Em Atibaia pode ser visto pela NEET 25. E informações esportivas no www.blogdofabiosilverio.blogspot.com.br.

Foto 2. Na Tapeçaria Brasil o seu carro entra com o estofamento feinho e sai bonitinho. Fale com o Zicão que ele tem a solução

Boleiro. Nos último dias na Tapeçaria Brasil o conhecido Zicão confirmou que agora vai somente jogar com os veteranos do Inter, equipe vem atuando já há um tempo e não quer mais ser dirigente futebolístico. Com isto acabaram as esperanças de que o América, pentacampeão da 1ª Divisão de Atibaia, retorne às competições. O técnico Di já está montando o AZ de Ouro 2014. Atibaia perdeu um clube e um dirigente, mas ganhou um boleiro. E se você quer marcar um gol de placa ao fazer a tapeçaria do seu carro ou sofá de casa, a Tapeçaria Brasil confere pra você. Especializada em estofamentos em couro fica na Av. São João, 760, perto do Lar Mariquinha do Amaral. Fone: 4413-1432. Ou na rua Guaraci, 103, no Estoril. Fone: 4402-7327.

Juniores 1. O SC Atibaia está na 45ª Copa São Paulo de Juniores, a maior competição da categoria no país. O Grupo P, com sede em Atibaia, no Estádio Salvador Russani, conta com: América/MG, Paraibano/PB, Via Nova/GO e o SC Atibaia. O Falcão estreia no dia 5/1, às 14h00, contra o Paraibano/PB. No dia 4/1 começa a disputa e termina no dia 25/1, em comemoração ao aniversário de São Paulo. No total são 104 times divididos em 26 grupos. O técnico Luis Fernando de Araújo Sol, o ‘‘Luisinho’’, vai comandar o SC Atibaia.

Juniores 2. O SC Atibaia fez amistosos com o Grêmio Osasco e empatou em 0 a 0. Depois contra o Santos e São Caetano. No dia 28, jogou contra um time de Tocantins. E no dia 30, fez outro amistoso. O time treinou direto até o amistoso do dia 23/12, depois foram liberados pro Natal e se reapresentaram no dia 26. No dia 30 teve amistoso, depois ganharam folga e voltam aos trabalhos no dia 1º de janeiro. O time depois da estreia joga pela segunda rodada no dia 8, às 14h00, com o Vila Nova/GO. E no dia 11, às 16h00, recebe o América/MG.

Foto 3. Luis o goleiro menos vazado do Torneio Interno do São João

Temporada. O ano de 2013 para o time de futebol de quarta-feira do São João TC foi ótimo, conquistaram em 47 jogos 35 vitórias, 6 empates e 7 derrotas, marcaram 364 gols. Os principais artilheiros foram: Nildo 91 gols e Thiago Brígida 55. O primeiro jogo em 9/1 contra o VII Paraiso foi 6 a 6. No segundo, dia 16/1, vitória sobre a Bosch por 8 a 5. E o último da temporada foi no dia 18/12, derrota de 3 x 5 pro time do Marcelinho. Em breve divulgaremos a lista completa com todos os jogos de 2013 e os nomes dos craques.

2 comentários:

  1. Bom trabalho! Parabéns pelas excelentes reportagens.

    É bom ver que o esporte em Atibaia está crescendo, melhor ainda ler a notícia de uma pessoa que contribui para isso e que se não fosse pelo agir de Deus em sua vida, não haveria excelência em seus planos profissionais, como é o caso do árbitro Adilson Quaresma em que eu tenho orgulho de chamar de irmão.

    Meus cumprimentos,
    Guilherme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO PELA MENSAGEM E CONCORDO CONTIGO QUANTO AO QUE ESCREVEU SOBRE O ADILSON, PESSOA DO BEM. FORTE ABRAÇO.

      FÁBIO SILVÉRIO - JORNALISTA E RADIALISTA

      Excluir