domingo, 12 de agosto de 2012

Notícias de Esportes do Jornal Atibaia Hoje - Edição dia 11082012

Atibaia pode representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016

Judocas de Atibaia, integrantes da Seleção Brasileira Sub-20, estão entre os cotados para fazer parte da equipe que representará o país no Rio de Janeiro. Em meio ao clima dos Jogos de Londres, Águeda e Caio estão em treinamento na Europa

Foto. Águeda em ação no Pan do Chile em 2011
   Caio Brígida em mais um título conquistado
Judô. Com quatro medalhas, os judocas brasileiros se despediram dos Jogos Olímpicos de Londres e mantiveram a tradição do esporte de trazer medalhas para o país. Os judocas embarcam  para o Brasil no dia 4, após entrevista que concederam na Casa Brasil, em Londres.
Sarah Menezes conquistou a primeira colocação na categoria até 48kg, enquanto Mayra Aguiar, na categoria até 78 quilos, Felippe Kitadai, na categoria ligeiro e Rafael Silva, o ‘‘Baby’’, entre os peso pesados, garantiram o bronze.
E daqui a quatro anos, dois judocas de Atibaia, Águeda Cristina Arruda Silva e Caio Henrique Alves Pinto Brígida, poderão ter a oportunidade de viver um momento semelhante e ter a chance de conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.
No dia primeiro de agosto, ambos embarcaram com a equipe brasileira Sub-20 para a Europa, rumo a Praga, na República Theca e Berlim, na Alemanha, para participar do estagio internacional com treinamento e competições, que fazem parte do circuito europeu, apontado pelos especialistas como o mais forte evento da modalidade nesta faixa etária, com os maiores nomes do judô mundial.
‘‘Estão em plena atividade e com expressivos resultados, mas ainda é cedo para uma afirmação, mesmo porque terão que passar por um ciclo olímpico de quatro anos, abrindo mão de muitos prazeres da vida para que isso seja real, tudo depende de muito planejamento, empenho, disciplina e objetividade já vista nos últimos anos. Não podemos perder o empenho de técnicos e judocas, se assim continuarmos, temos condições de em 2016 ter um ou mais de um atibaiense nos Jogos Olímpicos’’, admitiu o técnico de Atibaia, Paulo Alvim, o ‘‘Pi’’.
Águeda é da categoria júnior sub-20 ligeiro até 48kg e tem 18 anos de idade. Já foi duas vezes vice-campeã do Mundial Junior e Bicampeã Pan Americana, nos anos de 2010 e 2011. Títulos credenciam a disputar uma vaga no time principal do Brasil.
‘‘Tentarei entrar para a Seleção Principal, entrando terei a oportunidade de participar de competições internacionais que possibilitarão que eu consiga pontuação para o rank internacional e assim, conseguindo pontos para participar dos Jogos Olímpicos. Não é tão fácil quanto parece, não sou só eu que quer isso, são muitas as meninas com potencial’’, explica a judoca.
Caio é da categoria sub-20, peso leve, de 66 até 73 kg e tem 18 anos de idade. Já foi campeão Sul-Americano, Paulista e dos Jogos Olímpicos Escolares. E comenta a possibilidade de chegar aos Jogos Olímpicos:
‘‘uma grande responsabilidade em me aprimorar e chegar no meu auge. Na categoria de base estou bem preparado, forte, mas para as categorias principais sei que tenho que me aprimorar, corrigir meus erros, e logo estarei preparado’’, afirma Brígida.
O treinamento na Europa é apontado pelos atletas como importante. ‘‘Duas fortes competições, uma em cada país, e os treinos também, onde estão diversos países com grandes atletas, a potência do judô está na Europa e Ásia, com isso ganhamos experiência, mais bagagem pro judô brasileiro e vamos para conquistar mais uma medalha’’, ressalta Brígida.
Águeda reforça a importância do treinamento: ‘‘esse intercâmbio é bom, se estou evoluindo, com certeza isso contribuiu e muito, esse é meu terceiro circuito europeu’’.
O momento do judô brasileiro é apontado pelos atletas: ‘‘pela primeira vez o Brasil foi para as olimpíadas com representantes em todas as categorias, sete no feminino e no masculino. E é o melhor desempenho do feminino nos Jogos Olímpicos, foi a primeira vez que uma mulher vai pra final’’, cita Águeda.
‘‘Acho que vem mostrando que está crescendo, mas ainda estamos distantes dos países como Japão e Rússia’’, opinou Brígida.
O técnico Pi avaliou a participação do Brasil em Londres: ‘‘dentro das expectativas era a mais bem preparada equipe de todos os tempos, devido aos altos investimentos. A Sarah, participação impecável, aproveitamento máximo da preparação, muito foco e determinação, deu tudo certo, até mesmo a final com a romena e não com a japonesa, que seria mais difícil. O Kidadai, não era favorito, é um dos mais disciplinados e técnicos da delegação, tendo condições de impor seu ritmo teria condições de subir no pódio, ele ganhou em 2010 na Copa do Mundo de Roma do tri campeão olímpico, Tadashiro Nomura e aí iniciou o crédito para uma medalha olímpica, com 23 anos’’.
O treinador pede aos atletas para que vejam os jogos: ‘‘sim, a todos, mas não usamos como foco principal de crescimento, porque temos judocas de todas as faixas etárias, tendo que cuidar bem para não perder outros valores primordiais que o judô prega’’, afirma Pi.
‘‘Assistindo as lutas eu reparo em cada detalhe de pegada e golpes, até dando alguns palpites de pontuações’’, cita Águeda.
‘‘Algumas lutas sim, pois olímpiada não acaba vencendo quem é mais técnico e sim que está mais preparado psicologicamente e luta com estratégia e com o coração’’, admite Caio.
O técnico Pi aponta que o trabalho na Seleção é quase todo realizado nos clubes e associações, que falta direcionamento único que integre a equipe e diminua a distancia entre os técnicos da confederação e os judocas, mas que já melhorou pelo número de estágios internacionais e que os atletas da base estão sendo prestigiados: ‘‘o investimento é cada dia maior, exatamente para que seja feita a mudança e para não deixar a equipe principal em área de conforto. A base já está em grande maioria substituindo a equipe principal nos grandes torneios mundiais, comprovado no Grand Slan do Rio de Janeiro 2012, que teve a base como representação e nossa Águeda terminou na terceira colocação, ficando com o bronze’’, admite.
Mas para chegar ao time principal o caminho é longo:
‘‘Meu objetivo é ganhar o brasileiro júnior. Com esse título terei a oportunidade de entrar para a seletiva nacional, um dos passos para entrar na seleção principal. Pra isso só muito treinamento e dedicação, pois alcançar esse objetivo só depende de mim e com a ajuda de meus técnicos, preparador físico, psicóloga e nutricionista’’, diz Águeda.
‘‘será a mesma rotina de treino, determinação e foco, e continuar trabalhando nos nossos erros, para crescer onde temos dificuldade, hoje tem ser um judoca completo pra se destacar’’, opina Caio.
O técnico destaca que Atibaia está entre as grandes equipes do Brasil, uma das únicas com judocas criados na própria base e que o respeito e o conhecimento são internacionais: ‘‘não somos desconhecidos quando nos apresentamos em qualquer parte do mundo, isto por alguns títulos Pan Americanos e consagrados através dos vice títulos mundiais de Águeda Silva’’, cita Pi.
‘‘Hoje temos enorme estrutura e apoio dos colaboradores e professores. Ajudam e apoiam para nosso sonho se tornar realidade’’, falou Brígida.
‘’Estamos cada vez mais revelando talentos. A cada competição nossos adversários nos encaram como um grande desafio a ser enfrentado. Revelamos novos campeões no infantil, infanto juvenil, pré- juvenil, juvenil e júnior. O número de atletas se destacando aumentará, pois as crianças estão se dedicado cada vez mais cedo’’, finaliza Águeda.
No retorno ao Brasil, no dia 16, os judocas se apresentam à Seleção Paulista para o Campeonato Brasileiro Sub-20, nos dias 18 e 19, no Rio de Janeiro e terão como chefe de delegação outro atibaiense, o técnico Paulo Alvim.
Coluna Dois Toques Chanca
Foto1. Os técnicos Pi e Tiago Valladão e os judocas Águeda e Caio
Futuro. Muita atenção nesses nomes: Águeda e Caio, que num futuro poderemos nos orgulhar de vê-los defendendo o Brasil num Jogos Olímpicos. Há muito tempo Atibaia é conhecida como força no judô, comprovando que resultados não se conquistam facilmente. Boa sorte a parabéns pelo trabalho. Se Deus quiser teremos um atleta de Atibaia sendo um medalhista olímpico.
Festa. Acontecerá no dia 26 de agosto o Almoço com Porco no Rolete da Escola de Samba Independência, a partir das 13 horas, na Avenida Atibaia, 175, entrada pela Rua América, no Ginásio da Escola Arte Saber. Haverá apresentação da bateria da escola e pagode. Os ingressos estão à venda por 15 reais para o almoço e a bebida é separado. Os interessados podem reservar os ingressos pelo fone: 97526-3480, falar com Márcia.
SC Atibaia. Segue a preparação do SC Atibaia para a Copa São Paulo de Juniores. São avaliados 30 jogadores por semana. Os trabalhos acontecem em Atibaia, no Jardim dos Pinheiros, em Bragança ou Nazaré. Ficaram do time profissional Juninho e Luan e do time Sub-17: Batata, Carlos e Wilson. De todo lugar estão vindo os atletas, estão avaliando jogadores que já tiveram passagem por outros clubes. A definição se disputará mesmo a Copinha será em setembro. E a comissão técnica é a mesma do profissional.
Liga. O presidente Celso Mendes da Liga contou o motivo por não começar no próximo final de semana a primeira: ‘‘o início da 1ª Divisão está sendo postergado para data futura, devido ao atraso no fornecimento de documentação pelos clubes, que deverão ficar atentos. Começar neste final de semana poderia ocorrer com a liberação da Liga, mas total responsabilidade dos clubes que poderiam ser prejudicados em caso de algum atleta irregular. Como o trabalho bem feito demanda tempo, é o que esta acontecendo. Estamos com a tabela e regulamento pronto, bolas para serem fornecidas aos clubes, só faltando as fichas’’, disse o presidente.
Segunda. Pela quinta rodada do Campeonato Municipal da Segunda Divisão, dia 5 de agosto, no Centro Rural, às 13 horas, Trevo 3 x 2 Náutico, gols de Roberto, Reginaldo e Rodrigo e pelo Náutico, Rafael e Jailton. E às 15, Globo 4 x 2 AMBU, gols de Jeferson, Francisco e Antônio (2) e pelo AMBU, Felipe e Dejalma. No Rosário, às 13, Esmeralda 1 x 6 Cachoeira, gols de Gustavo (3), Juliano, Jairo e Fagner, e pelo Esmeralda, Robson. E às às 15, Ribeirão 2 x 2 Itapetinga, gols de Luciano e Paulo pelo Ribeirão e pelo Itapetinga, Rafael e José Carlos. A classificação: 1-Ribeirão 11 pontos, 2-Trevo 9, 3- Náutico 8, 4-Cachoeira 8, 5-Ita 6, 6-Globo 6, 7-AMBU 5 e 8-Esmeralda 1. A rodada do dia 12: no Itapetinga, às 13 horas, Globo x Esmeralda e às 15, Itapetinga x Trevo. No Rosário, às 13, Cachoeira  x  AMBU e às 15, Ribeirão x Náutico.
Foto2. Roberto da Valparaizo, tradição e qualidade em peças
Confiança. Na Valparaizo Auto Peças, do amigo Roberto, no Alvinópolis, o conhecido ‘‘Gato’’, ex-jogador do futebol de Atibaia e palmeirense, lá você encontra as melhores peças automotivas. Há mais de vinte anos atendendo toda região. Parceira do esporte de Atibaia e na cobertura do Bragantino no Brasileiro da Série B. A Valparaizo fica na Otávio Passos,200.Fone:4411-8533.
Rápidas. Confira o repórter Fábio Silvério nos jogos do Bragantino pela Rádio Bragança AM 1310. No dia 14, às 19h00, Bragantino x Joinville/SC e no dia 18, às 15h30, Braga x Ceará. E na TV Altiora, de segunda à sexta, às 20 horas, no Altiora Jornal, em Atibaia pela NEET, canal 25. Acompanhe informações esportivas no www.blogdofabiosilverio.blogspot.com.br. Veja o Programa Bola e Apito, todas as segundas-feiras, ao vivo, pela internet, no: www.ligaatibaiensedefutebol.com.br.
Tênis de Mesa. A equipe de Tênis de Atibaia conquistou o 3º lugar nos Jogos Regionais, na 1ª Divisão na Categoria Sub-21, em Atibaia. A disputa do 2º lugar foi bastante acirrada, o 1º lugar ficou com Rio Claro, com uma equipe de nível de Seleção. Na 2ª colocação ficou Itapira, com o atleta da seleção juvenil. A equipe de Atibaia jogou com Thiago, Danilo, Ivan e Davi. Além do 3º lugar em equipe, conquistou também o 6º em dupla e o 5º no individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário