segunda-feira, 15 de junho de 2020

Serginho Ottoni, o artilheiro de uma geração de campeões do Alvinópolis 13062020

Considerado por muitos como um dos maiores artilheiros que Atibaia já teve. Em vinte de janeiro de 2007 publicamos no Programa Em Algum Lugar do Passado, a entrevista concedida ao Jornal Atibaia Hoje, em que o ex-jogador, hoje falecido, contou um pouco de sua trajetória no futebol
Foto 1. Serginho Ottoni
Foto 2. O Alvinópolis: Mané (técnico), Márcio Baiano, Vasquinho (pai), Anderson, Neguinho, Magrão e Vasquinho (filho). Agachados: Ozório, Serginho Ottoni, Betinho, Márcio de Lucas, Marcelo, Santista, Carlão e Zuza
Foto 3. Sérgio, esposa e filhos. Gabriela, Silvia, André e o bebê, João Vitor


Futebol. O corintiano Sérgio Ribeiro de Souza Ottoni, nascido na capital em 12/1/1967, na Pompéia, São Paulo, se estivesse vivo teria 53 anos, morou em Presidente Bernardes e Bauru e chegou a Atibaia em 74, com 7 anos.

Era casado com Silvia Helena, teve três filhos: André, Gabriela e João Vitor.

Advogado, também foi comerciante, a carreira no futebol começou com 10 anos, no Cruzeirinho do Alvinópolis e aos 12 entrou na escolinha do treinador Vicentão Queiroz e o considerava como o seu pai no futebol, conquistando todos os títulos de base.

Em 84 com 17 anos começou a disputar o Campeonato Amador pelo Alvinópolis, na semifinal eliminou o Grêmio, temido e que contava com Scarelli, Nambu, Rato e Cardoso. Na final perdeu pro Milionários.

Em 85 foi vice ao empatar por 1 a 1 com o SPR e perder por 5 a 3 nos pênaltis e nesta época estava no expressinho do São Paulo FC e em seguida entrou nos juniores, ficando até julho de 86, quando foi pro Bassano da Terceira Divisão da Itália, ficando três meses na casa do ex-jogador Chinezinho do Palmeiras.

Na semifinal de 85 o Alvinópolis jogou com o Portão, no estádio Marcelo Stefani, hoje Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, campo do Bragantino, devido à falta de segurança em Atibaia e a torcida do Alvinópolis lotou vários ônibus rumo à Bragança. Serginho cruzou a bola e Orlando fez o gol da vitória, 1 a 0.

Em 87 e 88, defendeu o Grêmio na Terceira Divisão de profissionais do Paulista, os técnicos eram Ricardo Alfonsi e Vicente Queiroz.

Em 89 e 90 jogou em Bragança pelo São Lourenço, Legionários e Ferroviários.

Em 90 e 91 voltou ao Alvinópolis e ficou até 99, conquistando títulos ao lado de boleiros como Sapeiro, Tatuí, Eli, Davi e Décio; todos de São Paulo e outras feras locais. Teve rápida passagem pelo Botafogo na Segunda Divisão, a pedido do presidente Orlando e conquistaram o acesso à Primeira e o título.

Em 95 conquistou a Segunda Divisão pelo Alvinópolis e o recolocou na primeira, pois em 94 sofreu WO na Boa Vista, diante do Centro Rural, devido ao atraso dos jogadores de São Paulo e o time foi rebaixado. No mesmo ano conquistou a Copa Atibaia e em 96 foi campeão da Primeira e da Copa, sobre o Cetebê e avisou ao cunhado Massa, um dia antes, que marcaria um gol nele e o goleiro não acreditou quando sofreu o gol de falta. No segundo jogo fez mais um.

Em 97 foi campeão da Copa sobre o Atlético da Vila, que contava com o Massa e Serginho fez o gol e disse: ‘‘ele é meu eterno freguês’’.

No mesmo ano o Alvinópolis perdeu a invencibilidade de três anos ao perder por 3 a 1 pro SPR, que mais tarde foi campeão da Primeira. Neste ano seu time disputou o Amador do Estado, eliminando times fortes como o Grêmio Coplastil/Unidos de Bragança, ao derrotá-lo por 2 a 1 e o Flamengo de Guarulhos por 4 a 2, de virada, no Alvinópolis lotado. Nas quartas-de-final venceram por WO o time de Taubaté por falta de segurança, mas a Federação remarcoo o jogo e o time foi desfalcado, tendo que contar com o goleiro Wesley na linha e foi eliminado.

Em 2000 foi pro Cetebê e perdeu a semifinal pro Rosário. Nos veteranos participou das conquistas da Sociedade Italiana, que virou Jardim dos Pinheiros/Big Soccer/Ferreira, dos seis títulos venceu 3 (2001, 2002 e 2003) e o título da Primeira Copa Regional Master de Perdões em 2006, vencendo na decisão o Sítio, também de Atibaia, 3 a 0, dando passe perfeito pro Aranha fazer o primeiro gol e fez um belo gol na vitória por 1 a 0 na semi, sobre o Portão, chute de fora da área no ângulo.

Serginho disse que se pudesse voltar atrás não teria deixado o São Paulo como fez, na ilusão de jogar fora do Brasil.

O melhor jogador que viu foi o Zico do Flamengo e da Seleção.

Em Atibaia os melhores jogadores foram: Ozório (Alvinópolis) e Ben-Hur (Cetebê) e declarou: ‘‘quem tem o Ben-Hur começa com meio caminho traçado pra vitória, possui extrema qualidade, tranquilidade e é insubstituível’’.

Serginho faleceu em 8/12/2008.



Unidade Palmeiras de Atibaia aponta data para o Retorno



Futebol Base. A unidade de Atibaia da escola do Palmeiras, fechada há meses devido à pandemia e ministrando treinos à distância aos alunos, tem uma previsão do retorno presencial às atividades.

O professor e técnico Thiago Oliveira disse: ‘‘a perspectiva é dia vinte de julho! Mediante ao anúncio estipulado pelo governo de flexibilização. Nosso retorno na unidade passa pelas normas estipuladas pela OMS e autoridades médicas locais!’’.

O clube planejou cursos?

‘‘Temos agendado pro final do mês uma palestra com a nutricionista da base do clube e pra julho palestra com a psicóloga, que vem trabalhando com o profissional. Exclusivas pros alunos das unidades e direcionada aos pais dos alunos! Também a possibilidade de um curso em parceria com o SEBRAE, voltado pra gestão financeira e de pessoas, direcionado aos nossos professores e administrativo’’.

Vai ter uma live?

‘‘O clube está tentando junto à patrocinadora brindes que serão sorteados durante a live. A junção entre clube, parceira e unidades vem dando certo, já que somos um braço ativo nessa engrenagem! ’’

Os treinamentos à distância seguem firmes?

‘‘Estamos na oitava semana online! Iniciamos com atividades criadas por nós e em seguida o clube em parceria com a TV Palmeiras e a M9 Produções, vem aplicando aulas ao vivo. Na última semana treinos exclusivos pros goleiros’’.

Tem novidade sobre a Campanha do Agasalho e de alimentos?

‘‘O Palmeiras foi um dos poucos clubes que conseguiu manter funcionários ativos. Houve um movimento por parte dos jogadores nesse sentido! E se estendeu pras unidades. Nós juntamente com o Consulado Palmeiras Atibaia, Mancha Verde Bragança estamos na campanha!’’.



Túnel do Tempo

Foto 4. Esse é o Brasinha de 91, em pé: Nereu, Paulão, Miranda, Luizinho, Rinald, Zé Poroca, Adilson e Ailton (técnico). Agachados: Serginho, Dito Bala, Betinho, Davi e Fabinho


Coluna Dois Toques Chanca

Foto 5. A Rey Brasil Auto Peças atende com normais de prevenção à Covid-19. Rua Eurico de Souza Pereira, 308, Alvinópolis. Faça o pedido: (11) 4411-2289
Foto 6. A Tapeçaria Brasil atende com normais de prevenção à Covid-19. Especializada em estofamentos em couro pra automóveis. Av. São João 760, Centro. Rua Guaraci 103, Estoril. Fones: 4413-1432/4411-4969
Foto 7. A Padaria Nova Estação tem deliciosos doces, bolos, tortas, folhados, sonhos, cueca virada e o melhor pão de queijo da Região. A Fabiana, o Renan Prado e equipe estão sempre prontos pra atendê-lo. Respeitando normais de prevenção à Covid-19. Av. Atibaia, 20, no coração do Caetetuba. Fone: (11) 9.7205-4657. De segunda à sábado, das 06h00 às 20h30. Domingos das 06h00 às 13h00
Foto 8. A Valparaizo Auto Peças atende com normais de prevenção à Covid-19 e pelo whatsaap: (11) 9.8694-2372 e (11) 4414-1111. Rua Otávio Passos, 200, Alvinópolis
Foto 9. No salão do Wagner você faz cortes de cabelo, pinturas e mais. Respeitando normais de prevenção à Covid-19. Rua Benedito de Almeida Bueno, 34, centro. Fone: 4412-6233
Foto 10. A A&C Locações respeita normais de prevenção à Covid-19. Manutenção e locação de equipamentos construção civil. Av. Dona Gertrudes, 386, Alvinópolis. Fones: 2427-8113, 9.9676-4038. E-mail: locaçõesac@hotmail.com 



MAIS FOTOS DO SERGINHO OTTONI






















ANUNCIANTES DO JORNAL ATIBAIA HOJE E DO BLOG DO FÁBIO SILVÉRIO

REY BRASIL AUTO PEÇAS

VALPARAIZO AUTO PEÇAS

TAPEÇARIA BRASIL

CASA DAS BORRACHAS

ESCOLA FUTEBOL PALMEIRAS ATIBAIA

A&C LOCAÇÕES (EQUIPAMENTOS CONSTRUÇÃO CIVIL)

GÁS, ÁGUA E CIA

LOJA VEROTEX

Nenhum comentário:

Postar um comentário