segunda-feira, 22 de junho de 2020

Ben-Hur, um zagueiro e volante de classe apurada 20062020


No dia 6 de abril de 2007 publicamos no Programa Em Algum Lugar do Passado, a entrevista concedida ao Jornal Atibaia Hoje, em que o jogador conta sobre a passagem pelo profissional, inclusive em Portugal, o amador em Atibaia e muito mais
Foto 1. Ben-Hur em Portugal
 
Foto 2. Ben-Hur no Famalicão

Foto 3. Ben-Hur pelo Famalicão contra o Benfica

Futebol. Em 1998, Atibaia recebeu um jogador que marcou o futebol da cidade pela qualidade e elegância. Ben-Hur de Oliveira, natural de São Paulo, do Jaçanã, tem 54 anos, nasceu em 11 de janeiro de 1966, o ex-zagueiro profissional passou pelo badalado futebol europeu.
Num amistoso em Joanópolis conheceu o ex-jogador do Santos, Toninho Carlos, que estava para introduzir uma escolinha em Atibaia, desta forma fez uma parceria e por aqui ficou.
Formado em educação física pela FESB de Bragança Paulista, atualmente trabalha como treinador de futebol no São João TC, é divorciado, possui dois filhos, Rafael e Bruna e hoje vive com uma nova companheira.
Iniciou carreira aos 11 anos, na escola de futebol da Aclimação, na capital, aos 14 anos foi para o São Paulo FC e com 16 se transferiu para a Portuguesa, ficando até os 19 anos nos juniores.
Se profissionalizou no Paulista de Suzano, onde ficou por dois anos e foi para o Marialvas de Cantanhede, perto de Coimbra, zona central de Portugal, onde foi vice-campeão desta zona do campeonato da segunda divisão.
No final do primeiro ano assinou um contrato de promessa com o Porto, mas no último jogo rompeu o ligamento cruzado de um dos joelhos e os clubes não entraram em acordo, não sendo negociado.
Se transferiu para o Vila Nova de Famalicão, ficou quatro anos e jogou a primeira divisão, se contundindo e após dez meses parado foi para o Lourosa da segunda divisão, depois passou para o Rio Ave, sob o comando do técnico Abel Braga, ex-Internacional/RS (Brasil), técnico campeão da Libertadores e Mundial em 2006 pelo clube gaúcho.
Ben-Hur voltou para o Lourosa, não se entendeu com o técnico e veio para o Brasil em 94. Foi quando abriu um restaurante em Maceió, Alagoas e em 96 retornou a Portugal, ficou por mais um ano na Ilha da Madeira, jogou no Câmara de Lobos da segunda divisão, passou de novo pelo Famalicão e em 98 terminou a carreira profissional, o clube lhe devia e os problemas políticos prejudicaram a situação do time. O jogador fez um acerto com o clube, deixou de lado o contrato de dois anos e voltou em definitivo ao Brasil.
No futsal foi campeão pelo Água Branca de São Paulo, artilheiro do Metropolitano e campeão estadual encima do Corinthians.
No amador jogou no Cetebê de Atibaia, quando foi rebaixado para a segunda divisão; no São João vice-campeão da Copa Atibaia 2000 e no Nacional foi tantas vezes campeão da primeira divisão e da Copa Atibaia.
A ser questionado se faria tudo o que fez, ele disse: ‘‘fui disciplinado, mas poderia ter feito mais, principalmente, fisicamente, só fazia o que me pediam, de vez em quando fazia algo mais. O profissional tem que se dedicar mais do que pedem’’.
Torcedor do São Paulo, no seu ponto de vista o melhor jogador que viu atuar foi: ‘‘Zico do Flamengo, Pelé do Santos dizem, mas este eu vi pouco. Pra jogar me inspirei em Luisinho do Atlético Mineiro e Dario Pereira do São Paulo’’.
Em Atibaia gostou muito do centroavante Tubarão do Nacional, mas apontou como o melhor Vasquinho filho.
Ben-Hur também fez parte do elenco 6 vezes campeão veteranos de Atibaia pela Sociedade Italiana/Big Soccer/Ferreira/Jardim dos Pinheiros e campeão regional em Perdões em 2006.

Escola Palmeiras de Atibaia participa de palestra sobre nutrição
Foto 4. A nutricionista Luana Guiglielmin (Foto Arquivo Pessoal)

Futebol Base. Os alunos da unidade de Atibaia da escolinha do Palmeiras participaram na sexta-feira, 19/6, às 19h30, da palestra online com o tema: ‘‘Nutrição no adolescente desportista’’, com a nutricionista Luana Guiglielmin, da base do Palmeiras desde 2018.
A palestra foi exclusiva para alunos e foi abordado: efeitos nutricionais ao adolescente durante a pandemia, gastos calóricos e consumo de carboidratos, efeito do consumo de proteínas e sais minerais em nosso organismo; sistema fisiológico pós pandemia e como melhorar outros sistemas através da alimentação adequada.
‘‘A unidade de Atibaia nesse final de semana vamos sortear um tênis Puma. Esse é um brinde enviado pela Puma para os pais que conseguiram ainda se manter adimplentes com a escola! Uma forma de agradecer à todos eles e com ajuda da patrocinadora! Estamos esperando para Julho uma camisa oficial enviada pelo clube para fazer um novo sorteio! Legal a ideia de premiar de alguma forma os pais que estão mantendo, com toda a dificuldade, a mensalidade!’’, disse Thiago Oliveira, professor e técnico da Unidade de Atibaia.

Bragantino volta a treinar à distância
Foto 5. O zagueiro Léo Ortiz durante exame de temperatura do corpo (Foto: RB Bragantino)

Futebol Profissional. O Bragantino depois da reunião entre os clubes e a Federação Paulista decidiu, mesmo tendo liberação da Prefeitura de Bragança Paulista, a realizar os treinos de forma online.
E deixou claro na nota enviada à imprensa, que durante as atividades presenciais, o protocolo rigorosamente montado com a ajuda de especialistas e referências como federação e clubes alemães foi respeitado: testes de covid-19 previamente realizados, grupos pequenos, medição de temperatura corporal diária, distanciamento entre atletas, utilização de máscaras (exceto os atletas no campo), materiais e quartos individuais para higiene pessoal e trabalhos físicos semelhantes aos já feitos de forma online.
Só que na tarde de quarta-feira, 17/6, o governo de São Paulo anunciou a liberação dos clubes para retomarem gradualmente os treinamentos, mas só a partir de 1º de julho. Estava prevista uma reunião online com clubes da Série A-1 para a quinta-feira, 18/6.

Coluna Dois Toques Chanca
Foto 6. A Verotex Atibaia tem cobertores, inclusive dos clubes de futebol, tecidos pra máscaras e mais. Atende com normas de prevenção à Covid-19. Praça da Santa Casa, 10. Fone: 4411-3226
Foto 7. Fale com o Kléber. A Adega Alvinópolis atende com normas de prevenção à Covid-19. No delivery: (11) 2427-3788, 9.9551-8110 e 9.9878-9493. Av. São Paulo 975, Alvinópolis. A Loja 4: Av. Imperial, 550. Av. Dona Gertrudes, 1105, Alvinópolis e na Loanda, Rua Elizeu Corradini, 1276
Foto 8. Na Somma Contabilidade Atibaia você tem consultoria, assessoria contábil fiscal e trabalhista. O Marcos garante as normas de prevenção à Covid-19. Rua João Pires, 221, sala 1,centro. Fone: 4413-4500
Foto 9. O Basílio, o Rei do EVA, garante as normais de prevenção à Covid-19 na Casa das Borrachas. Av. São Paulo, 645, Alvinópolis. Perto do Aguiar Peçanha. Fone: 4412-4251
Foto 10. No Studio Airton Moreira você faz o corte de cabelo e com normas de prevenção à Covid-19. Praça Pedro de Toledo, 261, em frente à rodoviária de Atibaia. Fone: 4413-3549. Rua Adolfo André, 158, em frente à Loja Cem: 4411-3799
Foto 11. O serviço é feroz na qualidade na Dilberto Comunicação Visual e com normas de prevenção à Covid-19. Faixas, placas, painéis, fachadas, carros, luminosos, banners, adesivos, toldos e coberturas. Trabalha com ACM e Policarbonato. Rua João Pires, 511, Centro, Atibaia. Fone: 4413-2282

ANUNCIANTES DO JORNAL ATIBAIA HOJE E DO BLOG DO FÁBIO SILVÉRIO

REY BRASIL AUTO PEÇAS

VALPARAIZO AUTO PEÇAS

TAPEÇARIA BRASIL

CASA DAS BORRACHAS

ESCOLA FUTEBOL PALMEIRAS ATIBAIA
 
LOJA VEROTEX
 
SENHA SEGUROS
 
SOMMA CONTABILIDADE
 
ADEGA ALVINÓPOLIS
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário