domingo, 7 de janeiro de 2018

Jogador de Atibaia brilha com gols no Futebol Universitário dos EUA 06012018



O atacante está há quase um ano e meio nos Estados Unidos, na Califórnia, jogando pelo Lassen Community / Cougars e tem feito muitos gols, recebendo prêmios

Foto da Capa 1. O jogador de futebol de Atibaia, Carlos Eduardo Haynal Cusatis, o ‘‘Cadu’’, de 20 anos, está há quase um ano e meio nos Estados Unidos, na Califórnia, jogando pelo Lassen College / Cougars
Foto 2. Cadu exibe a camisa que usou nos EUA e a bola da Copa SP
Foto 3. Cadu com o uniforme dos Cougars

Futebol Universitário. O jogador de futebol de Atibaia, Carlos Eduardo Haynal Cusatis, o ‘‘Cadu’’, de 20 anos, está há quase um ano e meio está nos Estados Unidos, na Califórnia, jogando pelo Lassen Community / Cougars, da cidade de Susanville, com 15 mil habitantes.
Cadu começou a jogar pelo SC Atibaia, se transferiu para o Red Bull e depois foi para o Centro de Treinamento HWT, em Bragança Paulista, onde estudou inglês em meio ao treinamento, sendo escolhido por cinco técnicos americanos para jogar nos Estados Unidos, até receber a proposta e seguir viagem.
‘‘Terminei minha segunda Copinha (Copa São Paulo de Juniores) e resolvi que queria ir para os Estados Unidos. Fui conhecer o CT do HWT, muito legal, tem professores de inglês. Morava lá, melhorei o inglês e o futebol na parte técnica para poder ir para os EUA’’, conta Cadu Cusatis.
Agora se transferiu para a West Palm Beach, na Flórida, em com cerca de 110 mil pessoas, para defender a faculdade local.
‘‘Foi a melhor escolha, vou continuar estudando e ir atrás do sonho de se tornar jogador profissional. Hoje estou aprendendo muito não só no futebol, mas uma nova cultura, língua diferente que vai me ajudar no futuro’’.
Sobre os campeonatos: ‘‘é diferente o jeito que eles jogam, tem time que atua como no Brasil, com posse de bola, tocando e não é só aquele negócio de chutão e bola longa, mas tem muitos times que fazem isto, jogadores fortes que não são muito bons com a bola, mas compensam com o físico. Minha faculdade era do estilo brasileiro, me adaptei bem e os campeonatos são bons, estrutura boa para treinar, tem academia, banho de gelo, todo tratamento e tenho certeza que na nova faculdade tem uma estrutura de time profissional’’.
E a adaptação ao país: ‘‘pensei que seria difícil, mas foi fácil, todo mundo me ajudou. O que tinha medo era o inglês, no começo estava tímido pra falar, mas com dois meses já ia pras aulas normal’’.
O jogador foi valorizado. ‘‘No primeiro ano fui o artilheiro da Califórnia, 28 gols em 22 jogos, no segundo 26 e ganhei quatro prêmios. Na minha conferencia o Jogador Ofensivo do Ano, o Prêmio All Conference (11 melhores da conferência), escolhido para o time da região norte e os onze melhores da Califórnia do Norte e do Sul’’.
Sobre propostas: ‘‘se você não se destaca pode mandar e-mails para as faculdades, agora quando você ganha prêmios e seu time vai bem nos play offs, desperta o interesse de muita gente. Eu não mandei nenhum e-mail, vieram falar de mim para meu treinador, me mostraram a estrutura e por isto fechei com eles. Um olheiro me viu jogar’’.
A bolsa de estudos é gratuita: ‘‘Vão me pagar bolsa de estudos cem por cento, eu vou pagar a moradia e a alimentação’’.
E a Liga profissional dos EUA?
‘‘Eu quero virar profissional nos Estados Unidos, jogar a liga principal, por isso escolhi a Palm Beach, de lá já saíram cinco jogadores que foram jogar a MLS e um da Inglaterra foi contratado pra jogar a Premiere League (Inglaterra). Muitas pessoas estão vendo porque fazem bons jogadores lá’’
Cadu admite querer jogar na Europa e no Brasil: ‘‘me transferi pra lá porque quero estudar, mas quero ser jogador, tenho que pensar que muita coisa pode acontecer e lá eu consigo fazer os dois, jogar num nível bom e estudar que é muito importante pra minha vida’’.
Sobre as diferenças entre o futebol nos EUA e no Brasil: ‘‘é a força física, tive que me adaptar, na academia consegui aumentar minha força, me deu condições de jogar no meu estilo técnico com a força física pra aguentar as divididas, o jeito que eles jogam.’’
E como foi no início: ‘‘falei que era brasileiro e já despertaram interesse, começaram a falar do Neymar, do Pelé. No meu time não tinham tantos americanos, a maioria da Inglaterra, Tanzânia, Espanha, Itália, um monte de nacionalidades e todos se interessaram ao saberem que eu era brasileiro’’
A expectativa sobre o novo time: ‘’estou feliz, mais um desafio e se eu fizer o que eu sei e continuar fazendo gols, me destacando, sem dúvida vou estar perto de virar profissional’’, finalizou.

SC Atibaia anuncia a volta de Paraíba
Foto 4. Paraíba atuou nos dois acesso do clube

Futebol Profissional. O volante ‘‘Paraíba’’, está de volta. O jogador foi decisivo nos acessos da Segunda Divisão para a Série A-3 em 2014 e depois pra A-2 em 2015. Passou pela Penapolense e o Mirassol.
No dia 29/12, o time perdeu o amistoso por 1 a 0 para o Taubaté do técnico Alberto (ex-jogador), que já comandou o SC Atibaia e o Bragantino.
No dia 7/1, às 10h00, joga em Campinas, contra a Ponte Preta.
O Falcão estreia em Indaiatuba na Série A-3, dia 17/1, às 16h00, contra o Rio Branco (Americana).

Equipe do São João é representada na São Silvestre
Foto 5. Basílio e Vitor
Foto 6. Momento de descontração da equipe

Corrida de Rua. O TEAM SJTC RUN, equipe de corrida do São João TC foi representado na 93ª Corrida de São Silvestre.
Basílio, Vitor, Diego, Vinícius, Bernadete Vera, Fatyma e Carmen percorreram os 15 km da prova mais tradicional do País.
A próxima prova é a ECO RUN CLUB, dia 21/1, em Itatiba.

Coluna Dois Toques Chanca
Foto 7. O Cláudio da Steel Body, a mais completa loja de suplementos, convida a você para conferir os produtos desde proteínas e carboidratos, hipercalóricos, suplementos pra perda de peso, pré-treino e mais. Atibaia, Av. Juvenal Alvim, 102, centro, perto da rodoviária. Fone: 2427-2770. Perdões, Rua João Franco de Camargo, 525. Fone: 4012-4389.
Foto 8. No final de 2017 visitamos o jogador Cadu Cusatis, em sua casa em Atibaia, para reportagem publicada nesta edição. O atacante joga o futebol/soccer nos EUA e está se transferindo para outra faculdade maior. O ex- jogador do SC Atibaia e do Red Bull é filho do Carlinhos Parafuso, patrocinador e diretor do time de futsal feminino ICP/Atibaia. Boa sorte Cadu. Atleta de Atibaia e Região se destacando na terra do Tio Sam.

Amador. A Copa Chicão 2018, 7/1, no Centro Rural, 09h00, Boa Vista x União Soriense, 11h00, San Tomé A x Sul Brasil, 13h00, Stella x Brogotá e 15h00, San tomé B x Cachoeira. No Alvinópolis, 09h00, Dragões x Proteus, 11h00, Inter x Canela Quebra, 13h00, Az de Ouro x Brasinha e 15h00, Chácaras Brasil x Acadêmicos. No SPR, 09h00, AGFC x Real Muleke, 11h00, SPR x Kaveirão, 13h00, Unidos do Portão x América e 15h00, Trevo x Portão. No Morro Grande, 09h00, Unidos x Vila Nova, 11h00, Sol Nascente x Náutico, às 13h00, Morro Grande x Atibaiense e às 15:00, Catadão x Tanque.
Foto 9. A torcida do Portão foi até Indaiatuba apoiar o SC Atibaia na Copinha

Copinha 1. Pela Copa São Paulo de Juniores, em Indaiatuba, dia 3/1, às 14h00, Primavera 2 x 0 Globo e 16h00, Vitória 5 x 2 SC Atibaia. Dia 6/1, 14h00, Primavera x SC Atibaia e 16h00, Globo x Vitória. Dia 9/1, 14h00, SC Atibaia x Globo e 16h00, Primavera x Vitória.

Copinha 2. Em Mogi das Cruzes, 3/1, 14h00, União Mogi 1 x 1 Trindade/GO e 16h00, Grêmio/RS 3 x 0 Bragantino. Dia 6/1, 19h00, União x Bragantino e 21h00, Trindade x Grêmio. Dia 9/1, 16h00, Bragantino x Trindade e 18h00, União x Grêmio.
Foto 10. Sofá com fabricação própria é na Tapeçaria Brasil

Dica. A Tapeçaria Brasil produz sofás sob medida, madeira de lei, assento de espuma soft 30, encosto siliconado e tecido sued. Ótimos preços. Fale com o Zico. Especializada em estofamentos em couro. Av. São João 760, centro. Fone: 4413-1432. Rua Guaraci, Estoril, fone: 4411-4969.


ANUNCIANTES DO JORNAL ATIBAIA HOJE E DO BLOG DO FÁBIO SILVÉRIO

REY BRASIL AUTO PEÇAS

VALPARAIZO AUTO PEÇAS

TECSONDA POÇOS ARTESIANOS

TAPEÇARIA BRASIL

CASA DAS BORRACHAS

PADARIA NOVA ESTAÇÃO

OS CABELEIREIROS (KISUKO-ALEXANDRE-TARCISIO)


SOMMA CONTABILIDADE

STEEL BODY SUPLEMENTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário