domingo, 15 de outubro de 2023

Fisioterapeuta dos esportistas relata tratamento feito em jogador de Atibaia 14102023

Paulo Vergari contou que o meia atacante Guilherme Silva rompeu os ligamentos dos dois joelhos, passou por cirurgias, recentemente recebeu alta e retomou as atividades

Foto 1. O meia Gui e o fisioterapeuta Paulo Vergari


Futebol. A lesão de ligamento cruzado anterior do joelho continua sendo um dos que mais preocupam os atletas do futebol e de outros esportes. O LCA é um ligamento fundamental para estabilizar o joelho, e o fisioterapeuta dos esportistas, Dr. Paulo Vergari, novamente trouxe experiências vividas na clínica em Atibaia.

O meia Guilherme Silva, que começou na base do SC Atibaia/AFA, com passagens por clubes profissionais como União Barbarense, Mantiqueira (Guaratinguetá) e o time B do Corinthians, através da Escolinha Chute Inicial, além de clubes amadores, rompeu o ligamento cruzado anterior dos dois joelhos, passou por cirurgia num dos joelhos, depois de três meses fez a cirurgia do segundo joelho, a fisioterapia foi feita logo após as cirurgias.

‘‘A gente tem feito um acompanhamento com ele, mantendo os treinamentos de força, os mais específicos, depois faremos um acompanhamento uma vez por mês e depois a cada dois meses’’, contou Vergari.

A reabilitação é um processo longo, além da cirurgia, requer meses de fisioterapia intensa e exercícios específicos para fortalecer os músculos ao redor do joelho.

‘‘Durante muito tempo a literatura trazia que a volta aos treinos depois da cirurgia era de cinco a seis meses, mas ficou evidenciado um alto incidência de novas lesões e os cientistas viram que com nove a doze mese era um prazo melhor de recuperação, baixando bastante a incidência de relesão e hoje em dia este é o protocolo, além de outros parâmetros’’, admitiu Vergari.

‘‘Eu me lesionei num jogo de amador em dois mil e vinte e no ano passado estourei o outro joelho jogando, tive que ser submetido a cirurgia por que já não tinha nenhuma perna que me sustentasse, vai fazer um ano que operei o primeiro joelho e a fisioterapia comecei um mês antes da cirurgia’’, contou Gui Silva.

‘‘É uma das lesões mais graves que temos no futebol, pelo tempo de tratamento, alto custo pelo procedimento cirurgico, as fisioterapias; já pegamos mais de duzentos atletas operados que fizemos a reabilitação e seguiram vida normal’’, finalizou Vergari.

‘‘Retornei a jogar no society, pretendo jogar o amador, a Copa Atibaia e no ano que vem voltar a jogar profissionalmente. Estou recuperando minha parte física que ficou afetada e fazendo as fisioterapias com o Paulo e a equipe que são muito bons’’, finalizou Silva.


Professor de Atibaia se especializa como técnico de voleibol

Foto 2. Edson Lourenço em dia de jogo do Climed/Atibaia

Voleibol. O professor de educação física Edson Lourenço possui 29 anos de formação, sendo da primeira turma da FESB de Bragança Paulista, apaixonado pelo voleibol desde os dezesseis anos quando começou a jogar de levantador, agora com 58 anos tem buscado se especializar como técnico.

Desde dois mil e dezesseis arrebanha atletas e atua como treinador.

‘‘As quartas feiras em Perdões com o professor Betão ensino quem não sabe, em Atibaia atuo com o professor Juca no sub dezessete e junto a esse time com o Sub-dezenove vamos as cidades vizinhas fazer amistosos e tem dado certo, num campeonato temos cinco vitórias e invicto, está bem bacana’’, contou Lourenço.

O time ‘‘Fábrica de Talentos’’, como é conhecido, na grande São Paulo já fez jogos na Mooca, Santo André, e em 2018 esteve de maneira mais profissional, em Extrema/MG, ficando no 4º lugar, e em 2019 conquistaram o primeiro lugar.

No Climed/Atibaia, que joga o Paulista da Divisão Especial e a Liga Nacional C, Lourenço auxilia como locutor do ginásio em dia de jogo e também divulga o time nas redes sociais, transmissões ao vivo via instagram, entre outras funções.

‘‘O Climed sempre foi a menina dos olhos do Edson, fui procurando meu espaço e você me viu tentando animar a galera, essa paixão louca’’, citou Lourenço.

Em 2022 colaborou com o time no Paulista da Divisão Especial e na Liga C em Teófilo Ottoni/MG e neste ano de novo no Paulista e na Liga C, que será em Maringá/PR.

Seus atletas estão vendo os jogos do Atibaia: ‘‘a gente fala, tem bastante jogões para vocês verem, aprenderem e copiar alguma coisa, um dia você está assistindo, no outro você está sendo assistido. Onze atletas estavam na arquibancada’’, admitiu.

Edson Lourenço é cabeleireiro há 39 anos, hoje divide o salão com as quadras e a partir de fevereiro pretende dividir as atividades profissionais em cinquenta por cento.

Ele e os atletas vão nas cidades vizinhas até setenta quilômetros e Pinhalzinho o convidou para fazer um trabalho conjunto: ‘‘eu levo um ponteiro, um levantador, um líbero e um oposto e deu força à Pinhalzinho, estão num campeonato bacana e estou ajudando como auxiliar técnico. O sonho é que no ano que vem isto fique mais forte’’, finalizou.


Professores da Escolinha do Verdão Atibaia passam por curso da metodologia Palmeiras

Foto 3. Ana Paula e Mari (Foto: Arquivo Palmeiras Atibaia)


Futebol Base. Na última semana professores e administrativo da Unidade Palmeiras em Atibaia passaram pelo curso de capacitação e certificação promovido pelo Clube.

‘‘Essa capacitação ocorre todo ano e nossos professores são certificados para ficarem aptos a aplicarem a metodologia Palmeiras de ensino’’, explicou o coordenador Thiago Rosa.

O curso de Capacitação é promovido pelo Departamento de Marketing e Comunicação do clube e tem por objetivo aprimorar os professores da rede e capacitá-los anualmente.

‘‘No curso levamos a nova professora do feminino, Ana Paula e a Mari, responsável pelo nosso administrativo’’, finalizou Rosa.

A unidade fica na Av. Major Alvim, 860, Alvinópolis. Fone: (11) 9.7229-2921.


Climed/Atibaia é eliminado do Paulista


Voleibol. Pelo Paulista da Divisão Especial, quartas de finais, depois da derrota no primeiro jogo, o Climed/Atibaia perdeu por 3 a 0 para o Sesi/Bauru o segundo jogo, dia 6/10, em Bauru, parciais de 21/25, 17/25 e 19/25 e foi eliminado.

Em novembro joga a Liga Nacional C, em Maringá/PR, na busca do acesso à Liga B.


Coluna Dois Toques Chanca

Foto 4. No Studio Airton Moreira o corte de cabelo é nota mil. Praça Pedro de Toledo, 261, em frente à rodoviária de Atibaia: 4413-3549. Ou na Rua Adolfo André, 158, em frente à Loja Cem. Fone: 4411-3799.

Foto 5. A Adega Alvinópolis está com o centro de distribuição na Avenida São Paulo, 1910. Conheça uma das unidades como na Av. Atibaia, 51. Fone: (11) 4412-4477, whatsapp: (11) 9.1122-4477. No IFOOD ou no delivery: 2427-3788 e 9.9551-8110.

Foto 6. O Jacy e a Tecsonda apoiam o esporte. Água potável, perfuração de poços, instalação de bombas e aluguéis de compressores e transporte, manutenção, correção e controle de poços. Rua Santos Dumont, 235, Cerejeiras. Fone: 4411-7707 e 9.9600-1275.

Foto 7. O Rei do Eva, o Basílio indica: borrachas, materiais de segurança do trabalho, eva e nylon você encontra na Casa das Borrachas. Av. São Paulo, 645, Alvinópolis, perto do Aguiar Peçanha. Fones: 4412-8446 e 9.9668-2771.

Foto 8. No Wagner cabeleireiro o corte de cabelo é no capricho e tem muito mais. Rua Benedito de Almeida Bueno, 34, centro, Atibaia/SP. Fone: (11) 9.4971-0222 (Wagner).

Foto 9. A Verotex Atibaia têm toalhas dos clubes de futebol, mantas, toalhas térmicas para mesa, tecidos e tudo em cama, mesa e banho. Praça Santa Casa, 10, centro. Fone: 4411-3226.


ANUNCIANTES DO JORNAL ATIBAIA HOJE E DO BLOG DO FÁBIO SILVÉRIO


REY BRASIL AUTO PEÇAS

VALPARAIZO AUTO PEÇAS

CASA DAS BORRACHAS ATIBAIA

TECSONDA POÇOS ARTESIANOS

ESCOLINHA DE FUTEBOL DO PALMEIRAS EM ATIBAIA

UNIÃO SPORTS (LOJA DE MATERIAIS ESPORTIVOS)

VERGARI FISIOTERAPIA

LOJAS VEROTEX (CAMA-MESA-BANHO)

ADEGA ALVINÓPOLIS

STUDIO AIRTON CABELEIREIROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário