segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Evair, o craque que escolheu o Portão como seu lar 19122020

O mineiro morador de Guarulhos veio para Atibaia jogar um amistoso contra o Portão, voltou pra vestir o Manto Azul, se apaixonou pelo time e o bairro, fixando residência até hoje


Foto 1. Craque Evair (Foto: Arquivo Evair Gonçalves)


Foto 2. O Portão de 1994 (Foto: Arquivo Evair Gonçalves)


Foto 3. Evair e os amigos do Portão

 

Futebol. O ponta esquerda corintiano Evair Benedito Gonçalves nasceu em 11/11/1962, em Cristina/MG, perto de Itajubá, é casado, os pais: José Gonçalves (in memorian) e Alice Gonçalves (in memorian).

Em Cristina, com 14 anos começou a jogar no time da cidade, contra o Palmeirinha de Itanhaém, mudou pra Guarulhos e jogou no Itaúna, do Jd. Tranquilidade; no Vila Galvão e um amigo o levou fazer teste na Portuguesa com Mário Travaglini, depois no União de Araras em 82, junto com o João Paulo do Guarani, com 18 anos, nos juniores.

‘‘O presidente do União me deu dinheiro pra voltar. Meu amigo Nadinho não passou e eu não quis ficar, voltei pro Itaúna’’, conta.

No profissional atuou no Guapira e no Grêmio Atibaiense.

‘‘O treinador Pichu de Guarulhos me levou pro Guapira, na Terceira Divisão do Paulista, jogávamos contra o Guaratinguetá, Suzano e outros. Fizemos um bom campeonato, enfrentamos o São Caetano do Luis Pereira, Martoreli. O Fernando Bico de Atibaia jogou comigo lá’’, disse.

Como veio pra Atibaia?

‘‘Meu irmão, o Antônio, jogava aqui, me convidava e eu não ia. Teve um jogo do Vila Galvão contra o Portão, eu joguei pelo Vila, ganhamos, marquei o gol e fiz os zagueiros trombarem com dribles, peguei amizade com o pessoal, o meu sogro Salvanini era o treinador. No meu primeiro jogo pelo Portão, nesse dia ia jogar pelo Itaúna contra a Caldense, em Minas, estava no Portão, iam me buscar, não fui, joguei aqui. Era aniversário do Curimba, jogador, fiquei. O jogo foi contra o Independente ou independência, onde jogava o Zé Luis, ganhamos. Depois vim morar no bairro em 85, eu trouxe o Boy do Rosário pra cá’’.

Em Atibaia jogou pelo Portão mais de 20 anos, um pouco pelo Rosário e na Seleção. Ainda brinca no sessentão.

‘‘As pessoas falavam, a jogada do Portão era o goleiro Gil lançar pra mim e eu armar pro Celso marcar. Na final do Municipal em oitenta e cinco, maior renda da história, Portão e Rosário, contou o secretário da Liga, Nicolino de Oliveira, foi um a zero pro Portão, gol do Carlinhos Viana, o Alvinópolis lotado, pagava-se ingresso. Do Portão saíram cinco ônibus, o Rosário era um timão’’.

Evair passou pelo Bragantino:

‘‘Teve um jogo contra o Alvinópolis transferido pro Bragantino, perdemos. O técnico Luxemburgo estava assistindo e mandou me chamar, fiquei treinando um mês no Braga, mas estava ainda no Itaúna e voltei pra lá’’.

Evair foi campeão do Municipal, primeira e segunda divisão, Copa Atibaia, veterano 35 e 42 anos; já em Terra Preta pelo Sport, o Canjica e só na empresa Schwing 7 vezes, no time do Aiacyda e no Sete de Mairiporã, pelo Sesi Mairiporã ganhou da Yamaha o Regional e quando pegou o campeão de Santo Amaro perdeu nos pênaltis. E no Vila Nova de Piracaia em 85, invicto, teve carreata, há muito tempo eles não ganhavam. Foram o Evair, Dirceu, Gil e Celso.

‘‘Recebi o prêmio revelação do campeonato de Atibaia, no Ginásio do Elefantão, o Fiori Giglioti, radialista famoso foi quem me entregou. O diretor Malzoni e o técnico Baiano Barbeiro do São João queriam me levar pra lá, mas eu não saia do Portão’’.

E contou sobre um jogo inesquecível: ‘‘contra o SPR fiz dois gols e dei cinco pro Celso, sete a dois pra nós, o Alvinópolis estava cheio, o SPR tinha um timão, o Binho jogava lá’’.

Em 94 o Portão trouxe jogadores do Grêmio, considerados velhos pra jogar nos clubes da cidade: Nambu, Vasco, Cardoso, Scarelli, Rato e Decinho.

‘‘Fomos campeões invictos da Primeira Divisão e da Copa Atibaia, diante do Atlético da Vila’’.

Apontou que o melhor jogador de Atibaia foi o Nambu. Sobre o maior do mundo: ‘‘Pelé, de todos os tempos, mas entre os de agora o Messi’’.

O futebol mudou?

‘‘É diferente, antes tinha Sócrates, Zico, Rivelino, era melhor. Agora jogam por dinheiro, esses se jogassem hoje iam ganhar muito mesmo’’.

E o futebol em Atibaia?

‘‘Não tem como comparar, acabou o futebol de Atibaia, você vai no campo tem uns gatos pingados. Fortes clubes acabaram: Cetebê, Atlético da Vila. É melhor disputar a Copa Chicão, melhor que a Liga. Eu tomava cerveja, o seu Salvanini dava uma chuteira, não corria por dinheiro. Ele falava pra ficarem olhando eu e o Celso pra gente não ir pra balada’’.

 

Escolinha do Palmeiras deseja à todos Feliz Natal


Foto 4. Arena Invictus

 

Futebol Base. A Academia Palmeiras de Futebol e a Arena Invictus desejam a todos um ótimo Natal com muito amor e paz no coração!

E agradecem aos pais e alunos da unidade. ‘‘Mesmo com todas as dificuldades e interrupção dos treinos vocês não saíram do nosso lado. Mais do que seguirem com seus compromissos vocês optaram por continuar fazendo parte da nossa família! Passaremos por tudo isso e lembraremos de todos que se mantiveram ao nosso lado com o sentimento de amor e gratidão! A todos um ótimo Natal, um excelente 2021 e nosso profundo agradecimento’’, disse Thiago Oliveira, coordenador da Unidade.

Av. Miguel Brizola de Oliveira, 951, Alvinópolis. Fone/Whatsapp: (11) 97229-2921.

 

Santo Antônio avança à final

 

Futebol Amador. Pela Copa Talentos da Bola, semifinal, 13/12, no Maracanã, Santo Antônio 3 x 1 Fepasa (Cajamar), gols de Renato, Gabriel e Leozinho.

A final, 20/12, 11h00, no Maracanã, Santo Antônio x União do Morro (Francisco Morato).

 

Coluna Dois Toques Chanca


Foto 6. O Natal tá chegando e a Trust Outlet está com muitas novidades. Este mês vai rolar o sorteio de um IPhone 11, a cada R$ 200,00 em compra o cliente recebe 1 cupom e concorre. Está com uma área na loja somente pra saldo, peças com preços a partir de R$ 33.00. Gaste pouco e leve presente pra toda família. Até o Natal aberta durante a semana até às 22h00. Nossa equipe está te esperando. Rua José Alvim, 155, Calçadão de Atibaia. Fone: 2427-7042 e whatsapp: 9.9305-4072.

Foto 7. A Verotex Atibaia deseja aos amigos e clientes um Feliz Natal e um 2021 de saúde e bênçãos! Toalhas térmicas pra mesa, dos clubes de futebol e tudo em cama, mesa e banho. Prontos pra atendê-los. Praça Santa Casa, 10, centro. Fone: 4411-3226.


Foto 8. O Baiano Barbeiro deseja aos amigos e clientes Feliz Natal e Feliz Ano Novo com saúde e realizações, sob bênçãos de Jesus Cristo. Há 47 anos serve a população, um dos pioneiros de Atibaia. Praça Pedro de Toledo, 253, em frente à rodoviária. Fone: 4413-4382.


Foto 9. A Rey Brasil Auto Peças é parceira na cobertura esportiva. Qualidade e preço baixo. E deseja aos amigos e clientes Feliz Natal e Feliz 2021. Rua Eurico de Souza Pereira, 308, Alvinópolis. Fone: (11) 4411-2289.


Foto 10. No Salão do Wagner você faz cortes de cabelo, pinturas e mais. E deseja à todos Feliz Natal e Feliz Ano Novo! Rua Benedito de Almeida Bueno, 34, centro. Fone: 4412-6233.


Foto 11. A Adega Alvinópolis deseja à todos Feliz Natal e Feliz 2021. Agora no IFOOD e no delivery: 2427-3788, 9.9551-8110 e 9.9878-9493. Av. São Paulo, 975. Av. Dona Gertrudes, 1105, Alvinópolis. Av. Imperial, 550. Na Loanda, Rua Elizeu Corradini, 1276. Em breve na Estância Lynce.


ANUNCIANTES DO JORNAL ATIBAIA HOJE E DO BLOG DO FÁBIO SILVÉRIO

REY BRASIL AUTO PEÇAS

VALPARAIZO AUTO PEÇAS

TAPEÇARIA BRASIL

CASA DAS BORRACHAS

ESCOLA FUTEBOL PALMEIRAS ATIBAIA

BAIANO BARBEIRO

TECSONDA POÇOS ARTESIANOS

ADEGA ALVINÓPOLIS

BIO TECH ACADEMIA ATIBAIA

TRUST OUTLET

Nenhum comentário:

Postar um comentário