segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Milton Moreno, o ‘‘Capita’’, Zagueiro de Muita Raça e Liderança 07112020

O quadro ‘‘Em Algum Lugar do Passado, de 5 de janeiro de 2008, publicou a reportagem sobre o zagueiro do Botafogo, São João e outros clubes e agora republicamos


Foto 1. Milton Moreno


Foto 2. O Botafogo, campeão municipal de 72, no Estádio Luis Passador (Grêmio). Em pé: Milton Moreno, Dentinho, Wellington, Mingo, Zé Pedro, Ditinho Granado, Hélio Soares e Quito (presidente). Agachados: Da Guia, Dalo, Fedô, Rui, Laquê, Cavaça e o massagista Ademir (Foto: Arquivo Milton Moreno)

 

Futebol. O zagueiro central Milton Moreno marcou por ser um jogador de muita raça, líder nato e que ficou conhecido em Atibaia como o ‘‘Capita’’, por ter sido o capitão do SERU Botafogo, na conquista do Campeonato Municipal de 1972.

Nascido em Itápolis em 21/4/1939, veio pra Atibaia com 7 anos, o comerciante tem 4 filhos (Richard, Alex, Renan e Felipe).

Começou a jogar no campinho da Prefeitura, onde é a quadra de tênis do São João, atrás do Baitakão. Seu primeiro time foi o juvenil do São João, em 1955 e ficou até os 22 anos.

No Cetebê em 61 e 62, em 63 o clube virou Grêmio, registrado na Federação Paulista, na Terceira Divisão de profissionais. Voltou ao São João em 66 e ficou até 69. Em 70 no SPR jogou até 71. Em 72 no Botafogo ficou até 73.

Na final de 72, no Grêmio, venceram o SPR por 2 a 1 e num lance onde o jogador do Botafogo se machucou, o SPR com a bola tirou pra lateral pra que ele fosse atendido. O jogo estava empatado. Na volta o Botafogo não devolveu a bola, Dalo cruzou na área e Cavaça fez o gol do título.

O Botafogo jogou com Wellington, Zé Pedro, Milton Moreno, Hélio Soares, Geraldo Dentinho, Mingo, Rui, Laquê, Dalo, Cavaça, Fedô, os técnicos Guaru e Luis Ferreiro e o auxiliar Norico.

O SPR atuou com Burica, Vasquinho, João Bueno, Luis de Souza, Carlinhos Conejo, Giba, Pagé, Binho, Zelé, Zuza, Homero e o técnico Paraná.

De 74 a 76 jogou no Café Sublime, campeão e vice. Possuíam 8 profissionais do Taubaté e ficaram 2 anos invictos. Num amistoso quebrou a perna, ficou 3 anos afastado, voltou ao Botafogo em 79. Com 44 anos encerrou a carreira.

Em Atibaia torce pelo São João e no Brasil pelo São Paulo. Conhecido como zagueiro rebatedor ou destruidor, queria resolver logo. Pra ele zagueiro não adianta jogar bonito, tem que jogar feio e resolver. Bom nas bolas altas e baixas. Gostava de fazer dupla de zaga com o saudoso Hélio Soares: ‘‘ele era clássico e eu chegava junto. Me espelhava muito nele, desde quando era juvenil do São João e ele do principal’’.

Quem foi o melhor jogador de Atibaia? ‘‘Nelson Lunkes, do Bragantino, Corinthians, Corinthians de Presidente Prudente e futebol chileno’’.

Em 63, no derbi o Grêmio venceu por 2 a 1 o São João, no Estádio da Caixa D’Água, no São João. Ele jogava pelo Grêmio.

Aos 20 minutos do primeiro tempo foi expulso por ter pulado com o pé no árbitro, por anular gol de Ricardo Alfonsi. O público e a rivalidade eram grandes.

Em 63 o Grêmio venceu por 1 a 0 o Bragantino, em amistoso e o centroavante Sarcinelli, ex-São Paulo, estava no Braga. ‘‘Passei apertado com ele, era muito bom, forte e sabia jogar duro’’.

Sobre o melhor jogador do mundo: ‘‘Pelé. Eu o vi várias vezes no Pacaembu e no Morumbi. Depois da era Pelé o que mais gostei foi o Zico (Flamengo). Naquela época a arbitragem deixava o jogo correr de forma mais dura’’, contou.

Sobre a decisão de 72, conversamos com o lateral esquerdo Marcão, do Botafogo e mais tarde se tornou presidente do América, ele disse: ‘‘não joguei a final, a diretoria nem me deu camisa, sequer fiquei no banco. Não gostavam de mim por eu ter vindo do juvenil do Alvinópolis, rival do Botafogo, eu era titular e naquela partida o Dentinho entrou no meu lugar. Milton Moreno quando viu que eu não jogaria ficou revoltado, não queria jogar. No dia da festa de comemoração do título, o dirigente Brechó me deu a medalha de campeão, mas se dependesse dos demais nem isto teria acontecido’’.

 

Alunos da Escolinha do Palmeiras fazem avaliação física

Foto 3. Exames de pressão arterial foram realizados

 

Futebol Base. O sábado, dia 31/10, na Unidade Atibaia da Academia de Futebol Palmeiras foi momento dos alunos de 4 a 17 anos e os pais realizarem avaliações de glicemia, pressão arterial e biométrica (peso e altura). O nome da ação: "Por um futuro mais verde e qualidade de vida melhor!’’

‘‘Foi importante para a coleta. Esses dados vão ficar no nosso sistema e a cada três meses iremos monitorar nossos garotos novamente, acompanhando a evolução de cada um deles!’’, disse o professor Thiago Oliveira.

Muita gente passou pela unidade. ‘‘Estamos mantendo todos os protocolos de segurança e vamos seguir até que a pandemia se normalize! Em torno de duzentas pessoas estiveram com a gente’’.

Os alunos jogando e o sorteio de brindes criou um clima positivo?

‘‘Sempre cria uma expectativa e uma atmosfera favorável! Tivemos a colaboração dos nossos parceiros’’.

Ajudou a captar novos alunos?

‘‘Fechamos mais de dez matrículas, além dos alunos que estavam realizando aulas testes’’

 

Santo Antônio vence Cardoso City


Foto 4. Santo Antônio

 

Futebol Amador. No Festival Amigos do Robertinho, no Maracanã, o Santo Antônio venceu o Cardoso City (Guarulhos) por 3 a 1, gols de Diego, Luizinho e Pedrinho. Os resultados: Bem Bolado (Jarinu) 2 x 0 União Estoril B, Juventude Maracanã 3 x 1 União Morato e Náutico 4 x 2 Athetico Morro. No dia 8/1, no Maracanã, Santo Antônio x Vila Nova (Mairiporã).

 

Coluna Dois Toques Chanca


Foto 5. As mulheres que praticam esportes e em geral agora no Studio Simone Xavier podem fazer unhas em gel (alongamento em fibra de vidro), esmaltação em gel e simples, blindagem de cálcio e diamante, banho de gel, cutilagem russa, designer de sobrancelhas, aplicação de henna e tintura. Atendimento com hora marcada: (11) 9.7732-3417, rua Capitão Adolfo Alves, 37, Vila Junqueira, perto do Balneário. Fica a dica.


Foto 6. No dia 12/11, das 11h00 às 20h00, a Unidade Atibaia da Academia de Futebol Palmeiras comemora 1 ano e receberá a Taça do Paulistão. ‘‘Vem presentear nossos alunos e o público em geral. Vamos ter grandes promoções com super descontos! Um momento único do torcedor, próximo da felicidade que foi ganhar o título após doze anos!’’, cita o professor Thiago Oliveira. A escolinha: Av. Miguel Brizola de Oliveira, 951, Alvinópolis. Whatsapp: (11) 9.7229-2921 e (11) 9.5914-9456.


Foto 7. A Valparaizo Auto Peças há mais de 20 anos atende Atibaia e região com qualidade e ótimos preços. Os parceiros Cadu e Roberto. Rua Otávio Passos, 200, Alvinópolis. Fone: (11) 9.8694-2372 e (11) 4414-1111


Foto 8. O Rei do EVA, o Basílio da Casa das Borrachas garante materiais de Segurança do Trabalho, EVA, nylon, lençóis de borracha e mangueiras com ótimos preços e qualidade. Av. São Paulo, 645, Alvinópolis, perto do Aguiar Peçanha. Fone: 4412-4251


Foto 9.  A Rey Brasil Auto Peças é parceira na cobertura esportiva. Qualidade e preço baixo garantidos. Atendimento de primeiríssima. Rua Eurico de Souza Pereira, 308, Alvinópolis. Fone: (11) 4411-2289


Foto 10. A Verotex Atibaia tem toalhas e cobertores dos clubes de futebol e tudo em cama, mesa, banho e mais. Praça Santa Casa, 10, centro. Ligue: 4411-3226 


ANUNCIANTES DO JORNAL ATIBAIA HOJE E DO BLOG DO FÁBIO SILVÉRIO

 

REY BRASIL AUTO PEÇAS

 

VALPARAIZO AUTO PEÇAS

 

TAPEÇARIA BRASIL

 

CASA DAS BORRACHAS

 

ESCOLA FUTEBOL PALMEIRAS ATIBAIA


LOJAS VEROTEX


STUDIO SIMONE XAVIER - DESIGNER DE UNHA E SOBRANCELHAS

 

SOMMA CONTABILIDADE

 

SENHA SEGUROS


Nenhum comentário:

Postar um comentário