sexta-feira, 27 de abril de 2012


Internacional e Bem Bolado decidirão o título
3ª Divisão. A rodada de volta das semifinais da 3ª Divisão, dia 15, definiu que o Internacional e o Bem Bolado decidirão o título no principal e nos aspirantes o Bem Bolado e o Paulistano.
Os jogos acontecerão no Alvinópolis, nos aspirantes às 9 horas, União 1 x 1 Bem Bolado, gols de Josiel pelo Bem Bolado e Danilo pelo União. No principal, às 11, União 1 x 2 Bem Bolado, gols de Gilson pelo União e pelo Bem Bolado, Givanildo e Jagne. Nos aspirantes, às 13, Stella 0 x 0 Paulistano. E no principal, às 15, Stella 0 x 2 Inter, gols de Marcelo e Neguinho.
Nos jogos de ida, dia 8, nos aspirantes: Paulistano 3 x 0 Stella e Bem Bolado 4 x 1 União. No principal: Inter 0 x 2 Stella e Bem Bolado 2 a 0 União.
Na final será cobrado dos torcedores 1 kg de alimento não perecível ou uma lata de leite em pó e será doado às entidades assistenciais. A decisão será no dia 6 ou 13 de maio.
Coluna Dois Toques Chanca

Foto 1. O cobertor do seu time está na Verona
Confiante. O Palmeirense Martins da Loja Verona está confiante que o seu time vai dar a volta por cima, passar pelo Guarani e avançar às semifinais do Paulistão. E para comemorar vai dormir feliz e enrolado no cobertor do Verdão.
Se ligue nesta dica. As melhores ofertas de cobertores dos clubes do futebol brasileiro. E com a queda da temperatura e a vinda do inverno, os edredons também estão com preços imbatíveis. A Verona, parceira do esporte em Atibaia e região, fica na Praça Dr Miguel Vairo, 33, centro, em frente à Santa Casa. Fone: 4411-3226.
Bairros 1. Está confirmado que os dois torneios terão início no dia 29 e terminarão com a final entre os campeões das duas competições, definindo o vencedor do 1º Torneio Municipal de Bairros. No Rosário, acontecerá o 2ª Torneio Felipe Rodrigues. Os jogos da chave B serão: dia 29/4, às 13 horas, Ribeirão x União e às 15, Rosário x Brasinha. No dia 6/5, às 13, Brasinha x Ribeirão e às 15, Rosário x União. No 13, às 13, Brasinha x União e às 15, Rosário x Ribeirão. E o Torneio do SPR, em Catetetuba. A chave A: dia 29/4, às 13, São Roque x Tanque e às 15, SPR x Trevo. No dia 6/5, às 13, Trevo x São Roque e às 15, SPR x Tanque. No dia 13, às 13, Trevo x Tanque e às 15, SPR x São Roque. No dia 20/5, no Rosário, a disputa do 3º Lugar, às 13 horas e a final, às 15.
Profissional. Pelo Paulista de Base, no dia 14, no Legionários, em Bragança Paulista, pelo Grupo 7, no Sub-15, às 9 horas, Bragantino 0 x 1 SC Atibaia. O líder é o SC Atibaia com 6 pontos. E às 10h45, Bragantino 0 x 4 SC Atibaia, no Sub-17. A liderança também é do SC Atibaia com 6 pontos. Hoje, no Alvinópolis, o SC Atibaia recebe o Guarulhos, no Sub-15, às 09h00 e às 10h45, o Sub-17. A estréia do profissional do SC Atibaia no Paulista da 2ª Divisão, está prevista para o dia 6 de maio, domingo, às 10 horas, no Estádio Salvador Russani, em Atibaia, o Alvinópolis, contra o Nacional (São Paulo). Mas devido ao Sul-Americano de Bandas, que acontecerá no campo, o time deve estrear em outro local, caso a data da partida não seja alterada. O clube está no Grupo 5, com o AD Guarulhos, Nacional (São Paulo), Osasco FC, SC Barueri e o União Suzano.
Bingo. Hoje e amanhã acontece o Show de Prêmios em prol do Telhado da Igreja do Bairro do Rosário, organizado por Dayse Gomes e a comunidade da igreja. O início está previsto para às oito da noite, com shows de música sertaneja, eletrônica e leilão de animais e no domingo segue o show de prêmios. Será realizado no Salão da Igreja do Bairro do Rosário. Todos estão convidados.
Foto 2. O ex-presidente da Associação, Júlio Paulinetti
Voleibol. A captação de recursos através da Lei Estadual e Municipal de Incentivo ao Esporte deve levar Atibaia e adequar as estruturas do Ginásio de Esportes, que recebe as atividades do time de voleibol local. E a intenção dos dirigentes vai além de apenas dar condições melhores para a equipe realizar os treinamentos e jogos oficiais:
‘‘Pensamos em receber alguma seleção de voleibol dos Jogos Olímpicos. Será um atrativo para a cidade no setor financeiro e para o público. Para isto devemos melhorar as estruturas’’, afirma Júlio Paulinetti, jogador e ex-presidente da Associação Esportiva de Atibaia. O secretário de esportes de Atibaia, José Ricardo Teixeira Ribeiro, comentou sobre os benefícios que estão proporcionando os materiais que estão sendo instalados:
‘‘É um piso com um amortecimento maior, não existem por acaso, buscam prevenir lesões e melhorar na condição esportiva. É um modelo a ser seguido. Essas parcerias das entidades com os clubes são positivas, um modelo interessante e possível’’. Júlio cita o caminho que aponta como o correto a ser seguido: ‘‘para nós acredito que devemos investir em material e aproveitar o momento’’.
Veteranos. Pelos Veteranos de Mairiporã, no dia 14, às 16 horas, no Estádio Municipal, o SPR venceu o Camarões (Mairiporã) por 3 a 1, gols de Rogério Fonseca (2) e Sinézio. O time jogou com Mano, Motoboy (Zé Mário), Tonhão, Magrão, Serginho Batata, Sandro, Sinézio, Fernando (Carlão Funileiro), Bico, Jacy (Andrézão) e Rogério Fonseca.
Bairros 2. Pelo Torneio do Bairro da Usina, amanhã acontecerão as finais. Às 9 horas, a disputa do 3º lugar, Água Espraiada x Cruzeiro. E às 11, a final, Grêmio Usina x Ponte Alta.
Foto 3. A equipe da Tapeçaria Brasil
Casa Nova. A Tapeçaria Brasil, do companheiro Zicão e companhia, agora está de casa nova e bem maior para melhor atender os clientes. Serviços em automóveis e sofás e especializado em bancos de couro legítimo. Lá com certeza você sempre terá uma boa história de futebol para ouvir. A Tapeçaria Brasil agora fica na Avenida São João, 760, próximo ao Parque das Nações. Fone: 4413-1432.

domingo, 8 de abril de 2012


SC Atibaia busca reforços para o Paulista

As conversas da diretoria com os jogadores estão acontecendo. Enquanto isto os jogadores aprovados em teste trabalham na pré-temporada da equipe

SC Atibaia em 2011
Futebol Profissional. A preparação do SC Atibaia segue adiante, faltando cerca de um mês para a estréia no Campeonato Paulista da Segunda Divisão. A equipe nesta semana treinou de segunda a quinta feira. Na terça pela manhã trabalhou no campo do Bacci, em Bragança Paulista, na terça a tarde, na Penha em Bragança, na quarta pela manhã no Estádio Salvador Russani, em Atibaia e na quinta-feira, realizou um jogo treino em Jacareí, contra o time da casa.‘‘A preparação está boa, estamos trabalhando a parte física com a parte técnica’’, disse o vice-presidente do clube Leonardo Silvério.

A estréia, de acordo com a tabela da Federação Paulista, será no dia 6 de maio, domingo, às 10 horas, no Estádio Salvador Russani, em Atibaia, o campo do Alvinópolis, contra o Nacional de São Paulo. Mas devido ao Campeonato Sul-Americano de Fanfarras, que acontecerá em Atibaia, no campo do Alvinópolis, o time terá que estrear em outro local, caso a data da partida não seja mudada. O vice-presidente Leonardo falou se há definição sobre a questão de onde será o jogo de estréia: ‘‘ainda não, semana que vem a Federação Paulista deve pronunciar algo’’.

O clube está no Grupo 5, ao lado do AD Guarulhos, Nacional (São Paulo), Osasco FC, SC Barueri e o União Suzano.

As contratações por enquanto estão em fase de negociação e de especulações, o clube tem conversado com jogadores de times das Séries A-2 e A-3 do Paulista:‘‘temos sim, tanto eu quanto o Alberto estamos atrás desses atletas’’.

Há jogadores que ainda passam pelo período de testes e por enquanto só estão certos os que já fazem parte do elenco como: Romário (lateral direito) e Cauê (lateral esquerdo). Os zagueiros: Éder, Paraná e Felipe Baião. Os meio campistas: Robério, Paraíba, Kelvin, Maicon e Talisson. E os atacantes: Alan e Piauí.

Em relação aos três jogadores acima dos 23 anos, que cada clube tem direito de colocar em cada partida para jogar, Leonardo comentou: ‘‘por enquanto não definimos isso ainda, vamos esperar fechar o grupo e ver as peças mais carentes para ser acrescentadas’’.

Por enquanto o time não acertou nenhum patrocínio para a competição. O estádio Salvador Russani está com tudo certo para receber os jogos, resta o time ficar pronto e ter uma cara definida do que será visto: ‘‘acredito que isto acontecerá mesmo, bem perto da estréia, hoje o time já tem uma cara, mas com os reforços vamos acrescentar mais força, qualidade e técnica’’.

E de acordo com Leonardo, o técnico Alberto disse o que está achando do time: ‘‘Está gostando da disposição dos atletas, sabe que precisa de reforços para ajudar, mas ele confia muito nesses atletas que já foram selecionados’’.

E o que torcedor pode esperar do SC Atibaia, aponta Léo: ‘‘um time competitivo, com muita vontade de vencer e alcançar seus objetivos’’.

Olaria é campeão de Mairiporã e contou com jogadores de Atibaia

                                                                                            Foto: Fábio Silvério

Os campeões na confraternização realizada no dia 30 de março
Futebol/Amador. No dia 25 de março, no período da manhã, foi realizada a final do Campeonato Municipal de Mairiporã, no Estádio Municipal, diante de um bom público. A equipe do Olaria sagrou-se campeã invicta ao vencer por 3 a 0 o São Luis, com gols de Fabiano, no 1º tempo e na etapa seguinte, Rodrigo Jaú, o ‘‘Digão do América’’ e Bibi, também do América de Atibaia.

‘‘Tivemos um desempenho excelente, inclusive na final. Na semifinal enfrentamos o São Paulo, um adversário mais difícil e passamos. Nosso ataque foi decisivo com Sorriso, Jaú, Bibi e outros, mas a defesa também colaborou muito’’, disse o técnico Napoleão.

A equipe contou com vários jogadores de Atibaia, que atuam também em Bragança. Os campeões jogaram com os goleiros Juliano (América/Atibaia) e Hervandes. Os laterais Rafael Vacilo (Unidos/Bragança), Galocha e Marquinhos. Os zagueiros Éder (SPR/Atibaia), Diego, Dino (SPR/Atibaia), Vasquinho (América/Atibaia) e Carlão. Os volantes Maicon (América/Atibaia) e Tui. Os meias Fabiano, Tiaguinho e Trepinha (América/Atibaia). Os atacantes Neguinho, Rodrigo Jaú ‘‘Digão’’ (América/Atibaia), Sorriso (América/Atibaia), Cru, Bibi (América/Atibaia) e Di.

O Olaria disputou oito jogos e venceu todos, marcou 28 gols e sofreu onze, saldo de 17 gols. O artilheiro da competição foi Rodrigo Jaú, com 11 gols.

‘‘A gente vem jogando com grandes atletas, formamos bons times e a minha artilharia é fruto do trabalho de toda a equipe’’, falou Jaú.

O presidente André Luis Lima declarou na comemoração, que o clube pretende expandir as ações além das competições do time oficial: ‘‘o time tem história de muitas conquistas e temos a idéia agora de ampliar com um projeto social, investindo na comunidade carente, avançando tanto no social quanto no esporte’’ finalizou.

Semifinais da terceirona começam amanhã no Alvinópolis

3ª Divisão. No domingo aconteceu a última rodada do Campeonato Municipal da 3ª Divisão e foram definidos os classificados às semifinais. Os jogos serão no Estádio Salvador Russani, nos dias 8 e 15 deste mês e a final caso não seja prejudicada por falta de campo, será no dia 6 ou 13 de maio.

Os resultados do dia 1º de abril, no principal: São Roque 7 x 3 Stella, Internacional 2 x 1 Paulistano e Bem Bolado 3 x 2 Ambrea.

A classificação: na chave A: 1º Internacional 10 pontos, 2º União 10 e 3º Paulistano 6. Na chave B: 1º Bem Bolado 11 pontos, 2º Stella 10, 3º São Roque 8 e 4º Ambrea 4.

Nos aspirantes: Internacional 2 x 5 Paulistano, São Roque 0 x 3 Stella e Bem Bolado 1 x 2 Ambrea.

A classificação: na Chave A: 1º Paulistano 12 pontos, 2º União 9 e 3º Internacional 6. Na Chave B: 1º Bem Bolado 13, 2º Stella 10, 3º Ambrea 8 e 4º São Roque 2.

Na reunião do dia 3 de abril, às 19h30, na sede da Liga Atibaiense de Futebol, estiveram presentes as equipes classificadas e houve mudança no regulamento para a segunda fase. ‘‘Com a possibilidade de buscar-se a economia e não prejudicar nenhuma equipe, o Conselho Arbitral de forma unânime decidiu, por alterar de quadrangular para semifinais clássicas em duas partidas, prevalecendo o beneficio de dois resultados iguais para as equipes que se classificaram em 1º de cada chave’’, disse o presidente Celso da Liga.

No dia 8, nos aspirantes, às 9 horas, Paulistano x Stella e o principal, às 11, Internacional x Stella. Nos aspirantes às 13, Bem Bolado x União e o principal às 15, Bem Bolado x União.

No dia 15, aspirantes, às 9 horas, União x Bem Bolado e o principal, às 11, União x Bem Bolado. Nos aspirantes, às 13, Stella x Paulistano e o principal, às 15, Stella x Internacional.

A final será no Alvinópolis, no dia 6 ou 13 de Maio, aguardando a liberação após o Sul Americano de Bandas e Fanfarras.

As taxas de cartões deverão ser pagas na semana do evento, até dia 6/4 e até dia 13/4 e depois até o dia 30/4. As taxas de arbitragens deverão ser pagas no ato do jogo e em dinheiro, não será aceito cheque.

Os atletas suspensos de acordo coma Liga: Bruno, Carlos José, Gustavão e José Servulo (Stella); Antônio Pereira e José Lúcio (Inter).

Coluna Dois Toques Chanca



                                                    Foto: Fábio Silvério
A dupla José e Edson da Rey Brasil
Dica. Se ligue na dica, peças nacionais e importadas, novas e remanufaturadas, com garantia e qualidade, você encontra na Rey Brasil Auto Peças, parceira do esporte em Atibaia e região. Faça uma visita e confira as ofertas. A equipe de atendimento está pronta para atendê-lo. A Rey Brasil fica na rua Oswaldo Barreto, 327, no Alvinópolis, telefone: 4411-2289.

Negociações. O América deve perder ou já perdeu alguns jogadores e uma das parcerias que possuía para o Rosário. O agente Andretti, do Olaria/Mairiporã e do Unidos/Bragança deve ajudar o Rosário em 2012 e vários jogadores do América estão praticamente fechados com o Rosário. A nova parceria foi fechada a partir do momento em que o presidente Gilmar do Rosário está ajudando o Unidos na 1ª Divisão de Bragança e depois o presidente Zezinho do Unidos ajudará o Rosário em Atibaia. Nomes como Sorriso, Bibi, Digão (Rodrigo Jaú) e Fernando devem ir para o Rosário. O clube também está trabalhando para trazer o volante Nóia do Unidos, o volante Valtinho do Ferroviários e o goleiro Grelo, também de Bragança, que segundo as informações apuradas, ficará mais barato do que trazer o golerio Robson do ABC Paulista e no momento é apontado como melhor goleiro. O América sabendo das possíveis perdas trabalha pra substituir as peças, mas alguns nomes a diretoria pretende segurar no clube.

Natação. A equipe do Objetivo no dia 31, em Itu, teve todos os atletas conquistando pelo menos uma medalha e surpreendeu após duas semanas de treinamentos intensivos com a conquista de índices para Campeonatos Brasileiros e Paulistas. E disputaram 25 provas, conquistaram 6 medalhas de ouro, 4 prata e 5 bronze. Participaram Beathriz Cocco, Júlia Chabot, Matheus Franco, Mirella Carrilho, Monique Matunaga, Nicolas Mêmolo, Nicole Chabot e Pedro Forti. O mais importante será o Torneio Regional Petiz a Juvenil, no dia 14, em Campinas, onde se formará a Seleção pro Troféu Kim Mollo.

Veteranos. Nos Veteranos 38 anos de Mairiporã, no dia 31/3, no Estádio de Mairiporã, o SPR venceu por 3 a 0 o São Luiz, time da casa, gols de Sinézio (2) e Sandro. O time jogou com Mano, Motoboy, Magrão Perdões, Tonhão, Batata (Zé Mário), Zezinho, Sandro, Sinézio, Carlão (Hamilton), Fernando SPR e Jacy. ‘‘O time jogou bem, sofreu com o jogo duro do adversário, batia muito, mas agora iremos com reforços como Tatu do Inter, Djalma, Rogério Fonseca, Fernando Bico e Márcio de Lucas’’, disse o técnico e jogador Hamilton.

                                                    Foto: Fábio Silvério
Pentox e Osmocolor você encontra na Saci Tintas
Qualidade. O endereço certo em tintas automotivas, residenciais, industriais e impermeabilizantes é a Saci Tintas, parceiro do esporte em Atibaia. O gerente André, o vendedor Luan e equipe estão pronto pra atendê-lo, a começar por essas dicas: Pentox e o Osmocolor. A Saci fica na Avenida Carvalho Pinto, 975, Alvinópolis, fone: 4411-1977.

Desistência. O presidente Celso da Liga enviou uma carta à Federação Paulista declarando a desistência de Atibaia do Paulista de Ligas: ‘‘Cristina e aos demais departamentos da FPF, com pesar, que a Liga Atibaiense de Futebol, vem comunicar que não participará do Campeonato de Seleções de Ligas. A entidade passa por uma reestruturação, de Gestão nos setores administrativo e financeiro. E após apurar os custos que teria que despender com as ambulâncias, ainda que mínimos, ficaria oneroso para a entidade, que passa por situação delicada, tendo que saldar outros compromissos. Espero que os Departamentos nos compreendam e que este fato possa não nos prejudicar dentro desta respeitável casa, e estreitar cada vez mais os laços. O Futebol é vivido com paixão, mas deve ser feito com responsabilidade’’, disse Celso Mendes - presidente da Liga.

Rápidas. O presidente Celso da Liga deu um recado aos interessados em jogar o Amador do Estado:‘‘foi determinado, pelo risco da competição, que as equipes que forem disputar o Amador do Estado, deverão deixar uma promissória caução na Liga no valor aproximado de R$ 5.000,00, seguido de avalista’’. Parabéns ao presidente da Liga, Celso Mendes, pelo aniversário dia no dia 2/4. E a Liga será no dia 22/4.

                                                    Foto: Fábio Silvério
Rodrigo Jaú
Goleador. O artilheiro Rodrigo Jaú, o Digão, centroavante do América, após em 2011 fazer 22 gols em Atibaia, mais 34 pelo Unidos em Bragança e 9 pelo Campos dos Aleixos, em Jarinu. Este ano fez onze em Mairiporã e ajudou o Olaria a levantar mais um título e não para por ai, na 1ª Divisão em Bragança, logo no primeiro jogo pelo Unidos, marcou quatro gols. Quem será que terá o artilheiro em 2012 na 1ª Divisão de Atibaia, o América novamente ou o Rosário?

Benefícios que visam o futuro da modalidade em Atibaia



                                                                             Foto 1: Fábio Silvério
O Ginásio de Esportes do Elefantão

Negócios no Esporte. A captação de recursos através da Lei Estadual e Municipal de Incentivo ao Esporte deve levar a cidade de Atibaia e adequar as estruturas do Ginásio de Esportes, que recebe as atividades do time de voleibol local. E a intenção dos dirigentes vai além de apenas dar condições melhores para a equipe realizar os treinamentos e jogos oficiais:

‘‘Pensamos em receber alguma seleção de voleibol dos Jogos Olímpicos. Será um atrativo para a cidade no setor financeiro e para o público. Para isto devemos melhorar as estruturas’’, afirma Júlio Paulinetti, jogador e ex-presidente da AEA.

O secretário de esportes de Atibaia, José Ricardo Teixeira Ribeiro, também comentou sobre os benefícios que estão proporcionando os materiais que estão sendo instalados:

‘‘É um piso com um amortecimento maior, não existem por acaso, buscam prevenir lesões e melhorar na condição esportiva. É um modelo a ser seguido. Essas parcerias das entidades com os clubes são positivas, um modelo interessante e possível’’.

Júlio cita o caminho que aponta como o correto a ser seguido: ‘‘para nós acredito que devemos investir em material e aproveitar o momento’’.
                                                                               Foto 2: Fábio Silvério 

A equipe de Atibaia no intervalo de jogo

Brasil esportivo, um lugar atrativo para se fazer bons negócios

A conquista do Brasil do direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro e a Copa do Mundo de 2014, tem despertado o interesse das empresas nacionais e internacionais, especializadas no setor esportivo, em investir no país

                                                                                                      Foto 1: Fábio Silvério
Os pisos italianos também estão presentes nas quadras de pequenas equipes de voleibol do Estado
 
Negócios no Esporte. O Brasil com a conquista do direito de sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016 se tornou um mercado atrativo para investimentos na área do esporte. Empresas nacionais e de fora do país tem se voltado para o Brasil.

‘‘O Brasil era um mercado do futuro. A evolução econômica brasileira culminando com os grandes eventos obriga o país a se modernizar. E assim surgem grandes oportunidades em um mercado pouco explorado e para as empresas internacionais é interessante’’, explica Anderson Gurgel, jornalista especializado na área de negócios.

O professor universitário enfatiza a questão dos investimentos no paísl como forma da acelerar o mercado interno: ‘‘esse momento permite atividades econômicas amplas e se for atrelado ao investimento no Brasil ajuda o mercado interno. Agora se for especulação é preocupante, é passageiro. Há esportes pouco explorados no Brasil, como é o caso do MMA, que chegou e ganhou espaço rápido’’, falou Gurgel.

O professor destaca também a concorrência que vai se estabelecendo: ‘‘as empresas de fora com melhor preço e qualidade, se for assim vão prejudicar o mercado interno. É uma relação de custo benefício. Se as empresas nacionais não tiverem conhecimento perderão mercado. Não sou a favor de uma proteção das empresas nacionais e sim do investimento em profissionais melhores qualificados’’, enfatiza Gurgel.

No voleibol, o crescimento da modalidade, aliado as competições importantes em que o país sediará, tem despertado o interesse das empresas.

A Mondo, multinacional italiana, representada pela Playpiso no Brasil, trata-se de uma das principais fornecedoras de pisos esportivos no voleibol e em outras modalidades esportivas em todo o mundo e tem realizado negócios no país. A empresa já participou de eventos como os últimos nove Jogos Olímpicos, a construção das duas pistas de atletismo dos Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro, a pista de atletismo do Centro Esportivo, construído em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, inaugurado em 2008 e homologado pela Federação Internacional e a Confederação Nacional de Atletismo, a IAAF e CBAT.

E também o piso de voleibol dos Jogos Militares do Rio de Janeiro de 2011, numa preparação para os Jogos Olímpicos do Rio em 2016.
                                                                             Foto 2: Fábio Silvério
O piso instalado em Atibaia
                                                                             Foto 3: Fábio Silvério
Parte de cima de um pedaço da borracha utilizada
                                                                              Foto 4: Fábio Silvério
As camadas da borracha do piso
Os pisos emborrachados e vinílicos oficiais de voleibol também são homologado pela Federação Internacional de Voleibol, a FIVB e usado em Ligas e Jogos Internacionais.

                                                                             Foto 5: Fábio Silvério
Outra parte das camadas do piso
O time de voleibol de Atibaia está com um novo piso fornecido pela empresa italiana, instalado em dezembro de 2011. As cotações realizadas com outras empresas superaram os 200 mil reais e a Mondo apresentou o valor de 190 mil, mais tarde o negócio foi fechado em torno de 115 mil.

A equipe disputa o Campeonato Paulista da Divisão Especial, a Super Liga Nacional Série B, os Jogos Regionais e os Jogos Abertos do Interior.

                                                                              Foto 6: Fábio Silvério
A equipe de Atibaia que disputou a Super Liga Série B de 2012

A Associação Esportiva de Atibaia administra o projeto do voleibol e capta recursos pela Lei Estadual de Incentivo Ao Esporte, através do imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços, o ICMS e a Lei de Incentivo ao Esporte Municipal, pelo Imposto Sobre Serviços, o ISS, das empresas parceiras.

O ex-presidente da Associação, Júlio César Paulinetti, que entregou o cargo no final de março de 2012, após oito anos de mandato e ainda faz parte do elenco de jogadores, explicou como se deu o negócio: ‘‘aconteceu através da Federação Paulista de Voleibol, a Mondo se interessou em colocar o piso em Atibaia. O acerto foi fechado em junho de 2011. Hoje é o piso mais moderno do mundo. Somos a única cidade no Estado de São Paulo que possui este piso de forma particular. O interesse deles não é só os Jogos Olímpicos, mas os Jogos é um fator. Eles exportam o produto que desperta o interesse pela durabilidade ser muito grande’’.
                                                                              Foto 7: Fábio Silvério
O levantador e ex-presidente da Associação Júlio Paulinetti

O atual presidente da Associação é Hélio Costa e Veiga, até 2016.

As empresas parceiras que viabilizaram a captação de recursos foram: AMBEV, Astra e Grammer. A Associação pode captar por ano um pouco mais de 700 mil reais, que são utilizados no pagamento de taxas de arbitragens, piso, taxas federativas, hospedagens, viagens, bola, uniforme e outros materiais esportivos.

‘‘A Lei de Incentivo ao Esporte é para infraestrutura. Aprovado, a empresa tem escolhido o seu projeto e os investimentos são feitos através do site da Fazenda do Estado. O percentual de captação varia de 1% a 3% do ICMS, de qualquer empresa do Estado de São Paulo. Já pela Lei Municipal, é possível captar de 0 a 20% do valor do imposto recolhido. O Governo Municipal é quem decide o quanto será captado.’’, explica Paulinetti.
                                                 Foto 8: Fábio Silvério
O secretário de esportes José Ricardo, o ‘‘Alemão’’

Para José Ricardo Teixeira Ribeiro, secretário de esportes de Atibaia, a instalação do piso nos valores negociados é apontada como positiva: ‘‘foi favorável, o esporte de alto nível exige maior custo, demos um salto de qualidade, conseguimos um equipamento de primeira linha para o time e para a comunidade também, que pode usar a quadra. Seria difícil para a Prefeitura direcionar a compra deste piso de alta qualidade’’.

O ex-presidente da Associação reforça quanto ao interesse da multinacional no mercado nacional: ‘‘é comercial, tem também a Copa do Mundo movimentando o dinheiro no esporte. Acredito que até 2016, dentro do voleibol, o mercado vai crescer, terá investimento. Será criado uma bolha e quem quiser crescer tem que estar dentro dela, mas depois dos Jogos acredito que irão cair os investimentos’’, citou Paulinetti.

O jornalista e autor do livro Futebol SA Economia Em Campo, Anderson Gurgel, opina sobre o futuro dos investimentos no país após as grandes competições: ‘‘depende das coisas que serão feitas. Se for atrelado ao poder público não deve se estender. Agora se capitalizarem um mercado interno os investimentos devem se manter. Quanto a Copa do Mundo, está tudo muito encima para a criação da estrutura e a perspectiva é preocupante’’.

O piso instalado em Atibaia tem gerado novos negócios: ‘‘nós indicamos a empresa para três ou quatro municípios, deu resultado com a propaganda que fizemos, estão colhendo os frutos’’, conta Paulinetti.
                                                  Foto 9: Fábio Silvério
O atleta Júlio Paulinetti

Pauta da Reportagem da Disciplina de Jornalismo Impresso da Pós Graduação em Jonalismo Esportivo e Negócios no Esporte da FMU 08042012


Fábio Henrique Tadeu Silvério – Repórter

Telefone: Particular

E-mail: fabiosilverio@yahoo.com.br

Elementos essenciais:

Assunto: O Brasil, um forte mercado para as empresas especializadas na área esportiva.

Objetivo da matéria/Encaminhamento: Vamos trazer informações de como empresas da área esportiva estão interessadas no mercado brasileiro devido a Copa das Confederações 2013, a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016 e outras competições e atividades esportivas em que o país tem se tornado referência. Vamos checar esse interesse das empresas.

Desdobramentos: Brasil/Vitrine, Empresas, Competições/Economia

Informações já disponíveis:

A Mondo, que é representada pela Playpiso no Brasil, uma das principais fornecedoras de pisos esportivos na área do voleibol e em outras modalidades esportivas em todo o Mundo, apontada como líder de marcado em pisos para voleibol, forneceu o piso que tinha um custo de 190 mil reais para um pequeno clube do interior de São Paulo, o Climed/Atibaia e fez o preço de cerca de 115 mil, se dizendo interessado no Brasil devido os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, por ser a fornecedora desta competição, como nas principais competições internacionais de voleibol. Isto deve ter despertado o interesse da Mondo, mas isto deve ir bem mais além do que os Jogos do Rio e o mercado nacional, onde o voleibol se tornou potência internacional, é algo a se explorar.

O time de Atibaia capta recursos das leis de incentivo ao esporte municipal e estadual, através do ISS e do ICMS.

Por que a Mondo se interessa no mercado Brasileiro? É o crescimento do voleibol nacional?

Brasil, potência mundial de voleibol.

Atibaia com um bom programa e apesar de pequeno despertou o interesse da Mondo e conseguiram a parceria.

Atibaia disputa o Paulista Especial, a Super Liga Série B, Jogos Regionais e os Jogos Abertos do Interior.



Fontes:

Professor da FMU: Anderson Gurgel



Ex-presidente da Associação Esportiva de Atibaia: Júlio César Paulinetti



Opinião de outras pessoas com economistas.



Secretário de Esportes de Atibaia: José Ricardo Teixeira Ribeiro.



Expectativa de tamanho da matéria: 5 mil caracteres.

Limite de entrega: 11 de abril de 2012

Nome do repórter: Fábio Silvério

Data: 08/04/2012

Nome do jornal: Blog do Fábio Silvério

REportagem sobre a Vaidade Masculina- Jornalista Fábio Silvério - Altiora Jornal Bloco Três - Dia 01 de setembro de 2011
http://www.youtube.com/watch?v=YTJskotONZY
www.youtube.com
BRAGANTINO 2 x 1 MOGI MIRIM - Paulistão 2012 Narração - Antonio Carlos Gomes TV Altiora Estádio Nabi Chedid - Bragança Paulista - SP
Regina Rusca Queiroz de Moraes foi entrevista no programa Coletiva de Imprensa da TV Altiora pelo apresentador Antônio Carlos Gomes e o jornalista Fábio Silvério Silvério
http://www.youtube.com/watch?v=Bs9B-UL57eQ&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=gsvxByptv4Y&list=UUd6sKAN8gNOHSE5_Rl9nqJQ&index=1&feature=plcp
www.youtube.com
ADEMIR DA GUIA EM ENTREVISTA A TV ALTIORA REPÓRTER: FABIO SILVÉRIO
Narração Antonio Carlos Gomes - TV Altiora
Bragantino 1 x 4 Oeste, estadio Nabi Chedid - Bragança Paulista - SP
07/04/2012

SC Atibaia começa preparação para o Paulista


                                                                                             Foto: Fábio Silvério
A equipe de Atibaia na vitória sobre o Primavera em Indaiatuba em 2011
Futebol/Profissional. O SC Atibaia deu início a pré-temporada visando o Campeonato Paulista da 2ª Divisão, a quarta divisão da Federação e agora o grupo da EBM – Empresa Bragantina de Montagem assumiu de vez o clube, não tendo mais vinculo com a antiga diretoria do presidente Aparecido Inácio da Silva, o Cidão, de São Caetano. A documentação da nova diretoria será atualizada em breve e deverá contar como presidente Edvaldo Pereira e o vice Leonardo Silvério. No dia 27 de fevereiro, o time começou as avaliações, estão em teste 25 jogadores e o novo técnico é o Alberto, ex-jogador do Bragantino. No dia 27 treinaram em Nazaré e nos outros dias trabalharam em Bragança Paulista.

Sobre os jogadores de 2011 e a contratação de reforços, por enquanto não há nada além dos jogadores que passam por teste. ‘‘Acredito que em duas semanas teremos uma base formada’’, comentou o diretor de futebol Leonardo Silvério.

Em relação ao Estádio Salvador Russani, o campo do Alvinópolis, onde o clube realiza as partidas, o diretor Léo falou da situação que se encontra: ‘‘a Prefeitura está ajudando bastante, dando uma força. A arquibancada já foi colocada, foi feito vistoria e o laudo dos bombeiros e engenheiros e foi entregue à Federação Paulista. Agora resta a Federação conferir se foi feito tudo certo’’, finalizou.

Climed/Atibaia Segue vivo para a última etapa

As duas vitórias em casa sobre o Remo e Santo André mantiveram o time com chances de classificação, desde que vença os jogos em Belém na próxima semana e seja beneficiado por uma combinação de resultados

                                                                                                   Foto: Fábio Silvério
                             Lance da vitória em Atibaia diante do Santo André


Voleibol. Na etapa de Atibaia da Super Liga Série B, nos dias 23, 24 e 25 de fevreiro, o Climed/Atibaia venceu dois jogos e perdeu um e se manteve vivo na disputa pela classificação à semifinais e precisa na última etapa, em Belém, vencer os três jogos que restam e torcer por derrotas do Santo André. O Canoas já se classificou.

A etapa de Belém (PA) será nos dias 8, 9 e 10 de março.

A equipe do Climed está na Chave B ao lado do Canoas, Santo André e o Remo. No dia 23, às 18 horas, o Santo André venceu por 3 a 0 o Remo e às 20, Atibaia perdeu por 3 a 1 para o Canoas, com parciais de 25/20, 18/25, 21/25 e 23/25. No dia 24, às 18 horas, o Santo André perdeu por 3 x 1 para o Canoas e às 20, Atibaia venceu por 3 a 0 o Remo, com parciais de 25/18, 25/20 e 25/17. E no dia 25, às 17 horas, o Canoas venceu o Remo. E às 20 horas, Atibaia derrotou o Santo André por 3 a 1. ‘‘Todas as partidas tem sido equilibradas, temos errado em detalhes, mas hoje acertamos e a vitória veio’’, disse Ricardo.

Diante do Santo André, no 1º set, com saques forçados de ambos os lados e equilíbrio no placar, Atibaia em jogada pela ponta fechou o placar com Vitor, 25 x 23, em 27 minutos. No 2º set, as bolas de velocidade pelo meio foram acionadas e erros de recepção aconteceram e o Santo André abriu vantagem de 12 a 6. Atibaia reagiu, mas perdeu por 15 a 25, em 23 minutos. No 3º set, jogo equilibrado, as bolas de força nas pontas e a velocidade no meio foram utilizadas. Atibaia usou velocidade e num bloqueio de Fábio, na ponta, fechou por 25 a 23, em 30 minutos e fez 2 sets a 1. No 4º set, Atibaia manteve-se na frente do marcador, com pouca diferença de pontos, os saques forçados foram utilizados pelo Climed e num bloqueio de Gilklein e Alexandre, o Atibaia fechou em 25 a 21 o set, em 29 minutos e o jogo em 3 a 1.

O oposto Sullivan destacou a importância da torcida: ‘‘ajuda a concentrar bastante, nos incentiva, depois do que passamos nas etapas anteriores nos deu mais ânimo para vir contudo’’.

Em relação aos fatores decisivos para se conquistar a vitória os jogadores comentaram:

‘‘Foi o treino forte feito e o incentivo do treinador. A determinação e a superação, mesmo cansados conseguimos ser decisivos’’, finalizou Sullivan.

‘‘Primeiro a união e cumprir tudo o que foi combinado no vestiário, esquecer os erros e passar força aos companheiros. Quando a gente saca bem fazemos a diferença, nosso saque é bom e ai conseguimos impor nosso jogo. O bloqueio marcou bem o ataque deles’’, comentou Ricardo.

A classificação do Grupo B: 1º Canoas 25 pontos, 2º Santo André 17, 3º Atibaia 10 e 4º Remo 2.

O time contou com Ricardo, Sullivan, Alexandre, Gilkein, Mendell, Rafael, Fabinho e Martinho; Gustavo, Vitor, Júlio e Momo. O técnico Marcelo Paolinetti, os auxiliares Ferro e Wilson, o preparador físico Sidney Rosa, o fisioterapeuta Geraldo e o assistente Márcio Santos.